Na manhã da última sexta-feira, 30, vencedores da Gincana Proerdina, organizada  pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), visitaram o Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) situado no Parque da Cidade José Rolemberg Leite, zona Norte de Aracaju.

Os alunos da Escola SESC realizaram o passeio pedagógico guiado pelo tenente Célio, médico veterinário do EPMon.  Na visita, os discentes estavam acompanhados dos instrutores do Proerd, sargento Alex Farias e cabo T. Santos, e do corpo docente da instituição de ensino.

A Gincana Proerdiana celebrou o encerramento da aplicação das 10 lições do Currículo Caindo na Real  na unidade SESC Siqueira Campos, na última terça-feira,  27. No passeio, os alunos conheceram as dependências da especializada e aprenderam sobre o policiamento montado. Eles também tiveram a oportunidade de montar a cavalo e receberam os certificados de conclusão do curso Proerd.

Para o cabo T. Santos momentos como esses são de suma importância para a equipe e alunos.  “Selamos aqui mais uma conquista, a conclusão com aproveitamento do curso Proerd para esses discentes. Mesmo com oito anos como instrutor Proerd, eu ainda me emociono toda vez que vivencio momentos assim, de valorização da vida”, comemorou.

A coordenadora estadual do Proerd, capitã Adriana Littig, ressaltou a importância da parceria entre o Proerd e as outras unidades da Polícia Militar.  “Não é a primeira vez que a Cavalaria abre as portas para nossas crianças, e isso só reforça uma das missões do Proerd, estreitar os laços entre a comunidade e a polícia, fortalecendo a segurança pública”, ressaltou a oficial.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é oriundo de um programa norte-americano criado em 1983, após muitas pesquisas envolvendo educadores, psicólogos, psiquiatras e policiais. Tem como metodologia a Teoria Socioemocional, que trabalha os sentimos e emoções dos alunos. Em 1992, foi implementado no Brasil, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é o programa de prevenção ao uso de drogas das polícias militares de todos os estados do Brasil. Em Sergipe, foi implantado no ano de 2001 e, atualmente, é coordenado pela capitã Adriana Littig. O Programa já formou mais de 80 mil alunos ao longo desses 18 anos.

Solicitação do Programa

As escolas que desejarem receber o programa no próximo semestre devem enviar um ofício direcionado ao Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe, na pessoa do coronel Marcony Cabral, solicitando o serviço. O documento deve ser protocolado no Quartel do Comando Geral (QCG) localizado na Rua Itabaiana, 336, no centro da capital.  Para mais informações, entrar em contato com o Núcleo Proerd pelos números (79) 3226-7106 e 98867-6780