Com mais de 400 mil abordagens, ação preventiva da PM diminui crimes violentos no estado

PM aposta na identificação antecipada das áreas com maiores índices, aplicação de equipes em horários estratégicos, policiamento ostensivo e abordagens a pessoas e veículos

O trabalho preventivo da Polícia Militar na Grande Aracaju e interior do estado é um dos pilares fundamentais para a redução dos crimes violentos no estado, notadamente os homicídios dolosos. Em 2018, segundo números da PM, foram feitas cerca de 400 mil abordagens em pessoas, veículos particulares, ônibus e táxis.

No estado, foram apreendidas 1.343 armas de fogo só em 2018 – 4,5 mil nos últimos quatro anos – e cinco toneladas de drogas. Como consequência, os crimes violentos caem a cada ano em Sergipe, principalmente os homicídios e roubos.

Segundo o coronel Fábio Rolemberg, comandante do policiamento militar do interior, os militares estão orientados a realizar abordagens em áreas mais problemáticas, onde há o registro de homicídios dolosos, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.

“A análise antecipada dos números e a atuação das nossas equipes em áreas problemáticas são impactantes para que os números diminuam em Sergipe. Atuamos em áreas diversas cidades e temos feito um trabalho específico nas divisas do estado, sempre baseados em números e avaliando os horários onde há mais ações da criminalidade”, avaliou o coronel Fábio Rolemberg.

Apenas em Aracaju e região metropolitana, foram realizadas 571 operações em 2018 pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC). O comandante do policiamento militar da capital, coronel José Moura Neto, disse que o grande número de armas de fogo apreendidas e a ação contra traficantes é um dos pontos fundamentais para a redução dos homicídios dolosos e crimes contra o patrimônio.

“Incentivamos nossos policiais a abordar a todo instante. Só nesse primeiro trimestre de 2019 já apreendemos 148 armas de fogo. Quanto mais abordagem de pessoas e veículos, maior o número de armas apreendidas e menor a taxa de crimes violentos. Nossos policiais são constantemente treinados para realizar abordagens corretas e encontrar armas ou qualquer objeto oriundo de crime”, explicou o coronel.

Nesta quinta-feira (04) a Secretaria da Segurança Pública divulgará números referentes aos crimes violentos no primeiro trimestre e já diagnosticou que o período teve o menor número de homicídios dolosos desde 2012.

Ascom/SSP

3 de abril de 2019|Destaque, Notas Públicas, Notícias|