Enquete versa sobre criação de polícia única e desmilitarizada

A Câmara dos Deputados postou, no dia 07 de julho, uma enquete sobre a proposta que sugere a extinção das polícias civis e militares para criar, em cada estado e no Distrito Federal, uma única polícia desmilitarizada. Trata-se da Proposta de Emenda Constitucional 430/2009 (PEC 430/2009), de autoria do ex-deputado Celso Russomanno.

Em análise na Casa, a PEC 430/09 atribui à União legislar sobre essa nova estrutura (polícia estadual), mas a corporação permanecerá subordinada aos governadores de estado e do Distrito Federal.

Para o presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), coronel Marcio Martins Sant’Ana, o modelo atual assegura direitos exclusivos e tratamento diferenciado em função da condição de serem militares. “Estamos vivendo um momento de ampla discussão sobre o sistema de segurança pública no Brasil e é muito importante o engajamento de todos”, declarou.

O convite para participar da enquete é reiterado pelo comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício da Cunha Iunes, tendo em vista a participação maciça da tropa neste processo democrático. Para conhecer melhor, votar a favor ou contra a PEC 430/2009, é só acessar o link www2.camara.leg.br/agencia-app/listaEnquete.

Foto: Blog Universo Ufes

28 de julho de 2014|Notícias|