No último dia 02, o Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) recebeu na sede de sua unidade, localizada no Parque da Cidade, zona norte de Aracaju, um dojô para instrução e treinamento de artes marciais. A estreia do local se efetivou graças ao empenho do major S. Junior, comandante do esquadrão, que atendeu a demanda de uma comissão desportiva, de militares da cavalaria, responsáveis por ações sociais com instrução de Judô e defesa pessoal. Na oportunidade, foi realizado treinamento com as novas placas de tatame e foram apresentadas as melhorias trazidas por meio de reforma da sala disponibilizada.

A inciativa visa incentivar a prática de atividade física e aprimorar as habilidades em defesa pessoal dos PMs, além de gerar interação com instrutores e militares de outras unidades. Na oportunidade, esteve presente, o subcomandante-geral, coronel Lúcio, representando o comandante-geral, que apoiou e endossou a compra e reforma do material, além da presença do comandante e subcomandante do esquadrão.

A ação nasceu da força de vontade do grêmio esportivo do EPMon, inspirado pela iniciativa do cabo Heleno, faixa marrom de judô, instrutor voluntário em algumas unidades da polícia e um dos maiores incentivadores da prática de defesa pessoal junto ao  seu sensei e grande parceiro cabo Élvio, coordenador do projeto social A escola vai ao Batalhão de Choque.