IAPF, PC e PM realizam ações educativas visando aproximação das instituições e comunidade escolar

As palestras ministradas tem como maior objetivo ressaltar e reforçar a importância da proximidade entre a comunidade e as instituições que compõem a segurança pública de Sergipe.

Com o propósito de intensificar cada vez mais a aproximação da comunidade com as ações e instituições da segurança pública foi realizado mais um ciclo de palestras sobre assuntos relacionados aos riscos e perigos das drogas e armas de fogo, assim como também foram abordadas as políticas públicas e prevenção a intolerância racial e de gênero. A ação foi realizada no Colégio Estadual Petrônio Portela em parceria com a Polícia Civil e Militar; e do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF).

As palestras ministradas tem como maior objetivo ressaltar e reforçar a importância da proximidade entre a comunidade e as instituições que compõem a segurança pública de Sergipe. A ação, realizada na unidade escolar localizada no conjunto Augusto Franco, reuniu mais de 500 pessoas e, decorrente dos comentários positivos, um novo ciclo também foi realizado.

A ação é fruto de uma parceria que envolve a unidade de ensino; as duas polícias, por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) e do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV); e o IAPF. As palestras foram ministradas pelo tenente Silva Santos e pelo cabo Carlos Roberto.

O perito criminal Nailson Correia, um dos coordenadores da ação, enfatizou a importância da aproximação com a comunidade, a população local e os estudantes, no sentido de informar e conscientizar sobre os mais diversos assuntos relacionados a segurança pública.

“O foco é investir e incentivar as práticas de proteção, que é uma das formas mais baratas e eficazes, e sem dúvidas uma das menos dolorosas, com a intenção de sempre melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens, dos nossos alunos. Nós reconhecemos a importância de conscientizar e oferecer as condições para que se cuidem e se previnam das mais diversas situações relacionadas a segurança pública”, citou.

A delegada Meyre Mansuet, que também coordena o evento, destacou a importância das ações que englobam palestras, conversas e mensagens visando a redução da criminalidade e da violência.

“As ações de prevenção são de extrema importância, em que pese ser um trabalho que visa também a redução da criminalidade e da violência. A partir do momento em que os profissionais da segurança se deslocam até essas comunidades, levando uma mensagem de estímulo, nós estamos também trabalhando de forma de evitar crimes no aspecto da infância e da juventude”, mencionou.

Nailson também destacou a importância da realização dessas ações e ressaltou a satisfação dos profissionais ao terem a oportunidade de criar e ampliar o elo entre crianças e jovens, demais moradores da localidade.

“É extremamente gratificante para nós fazermos parte desses eventos pois acreditamos que a transformação se dá pelo poder do conhecimento adquirido pela educação. Então essa parceria se faz importante para mostrar aos jovens que há como transformar a sua vida e a do seu próximo através da educação”, finalizou.

Fonte Ascom SSP

12 de maio de 2018|Notícias|