Diretriz Operacional 002/CPMC

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE

COMANDO DO POLICIAMENTO MILITAR DA CAPITAL

 

DIRETRIZ OPERACIONAL 002/CPMC

 

 

Padroniza o uso de VTR e uniforme dos policiais subordinados ao CPMC.

O Comandante do CPMC, no uso de suas prerrogativas legais que lhe são conferidas e considerando a necessidade de padronizar procedimentos operacionais referente ao uso de viaturas e da utilização dos uniformes dos policiais subordinados ao comando do CPMC.

 

RESOLVE ESTABELECER o seguinte:

Art. 1º. Todas as Unidades e Subunidades subordinadas a este comando deverão seguir as seguintes determinações:

§ 1º – Quando estacionadas as VTRs de serviço devem ser posicionadas em locais onde possam ser vistas e sempre com a frente voltada para a via, priorizando a necessidade de uma saída mais rápida e a visualização da mesma;

 

§ 2º – Todas as VTRs deverão obrigatoriamente, salvo necessidade operacional, permanecer com os luminosos ligados quando no deslocamento no período noturno;

§ 3º – Os comandantes de unidade deverão orientar e fiscalizar para que as VTR pertencentes a suas unidades estejam limpas e com as plotagens completas;

 

§ 4º – Toda guarnição de VTR operacional deverá ter um dos seus componentes portando arma longa;

 

§ 5º – Todos os militares lotados nas unidades subordinados ao CPMC deverão adotar como uniforme padrão o de instrução  – 4º A (manga curta ou longa), com gorro (verde) e camisa branca por baixo da gandola;

 

I-      Serão autorizadas apenas as seguintes exceções:

a)           O efetivo do BPCHOQUE, RP, COE, EPMONT, GETAM e PPAMB deverão usar o uniforme específico de suas unidades, ficando autorizado o uso de camisa na cor preta por baixo da gandola, com exceção do PPAMB que deverá usar a camisa verde.

 

b)           O efetivo do BPTRAN deverá utilizar o uniforme de instrução (azul petróleo), com gorro e apetrechos brancos;

 

II – As identificações do Posto e da graduação através das insígnias bordadas nos uniformes deverão seguir a seguinte orientação:

 

a) Unidades de área, BPTran e BPGd:

1.  Para os Oficiais e Subtenentes a identificação do Posto ou graduação será realizada pela aposição das insígnias bordadas no ombro.

2.  Para as demais Praças a identificação da graduação será realizada pela aposição das insígnias dispostas sobre o tecido e aplicadas no terço superior de ambas as mangas.

b) Para as Unidades Especializadas (BPChoque, COE, GETAM, CPRp, PPAmb, EPMont):

1. Para os Oficiais e Praças a identificação do Posto ou Graduação será realizada pela aposição das insígnias bordadas na gola.

§ 6º – Toda tropa empregada em grandes eventos na área do CPMC deverá, conforme planejamento prévio, utilizar capacete e coletes reflexivos, a fim de aumentar a visibilidade do policiamento empregado.

 

Art. 2º. Estarão sujeitos às sanções disciplinares cabíveis os militares subordinados ao CPMC que descumprirem as determinações constantes nesta diretriz.

 

Aracaju, SE em 20 de maio de 2013

 

Jackson Santos do Nascimento – CEL QOPM

Chefe do CPMC