Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe comemora 48º aniversário

Criado em 1969, pelo então Governador Dr. Lourival Batista, durante a gestão do coronel Gildásio Barbosa de Matos, comandante da Corporação, inicialmente funcionando no Quartel do Comando da Polícia Militar – Rua Itabaiana, 336, Centro, Aracaju. Em 1990, por motivos administrativos o seu acervo foi transferido para o Museu Histórico de Sergipe, ficando nesta instituição até 2007, quando retornou para a Corporação. Em 2012 foi transferido para a Rua Ivo do Prado, São Cristóvão/SE.

Museu de temática militar com o acervo composto principalmente por armas, equipamentos, fardamentos e documentos. O museu possui três programas sociais que são: Programa de apoio ao Proerd, ação educativa para o combate às drogas, Produção do Conhecimento no Museu, Biblioteca com documentos militares, sala de projeção e sala de exposição para artistas plásticos visando a valorização do artista sergipano.

Missão

O MPMSE tem por missão principal preservar e divulgar a memória, a história e a cultura material da Polícia Militar de Sergipe esta ultima representada pelo seu acervo histórico e de suas coirmãs e outras, com as quais tenha realizado intercâmbio cultural.

E por objetivo de trabalho no campo social promover e realizar, através de programas, atividades lúdico-educacionais com a participação das unidades de ensino da rede pública Estadual, Municipal e particular. Esses programas de integração com a comunidade estudantil visam: o resgate e divulgação da história da Polícia Militar de Sergipe, mostrar o papel da instituição policial militar na sociedade sergipana e enaltecer os valores éticos, morais e cívicos defendidos pela Corporação. Incentivar e divulgar as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e outras atividades ou programas cívico-sociais vinculados à atividade fim da Polícia Militar.

O MPMSE tem, ainda, por missão promover acesso às fontes e aos recursos disponíveis necessários às atividades de pesquisas em suas dependências, apoiando o trabalho de profissionais e estudantes das diversas áreas da ciência, no sentido de incentivar o desenvolvimento da investigação e da produção do conhecimento científico em Sergipe.

Acervo

Armamentos: Acervo composto por armas brancas e de fogo do século XIX e XX, usadas na Corporação.

Fardamentos: Uniformes históricos e contemporâneos adotados na Instituição nos séculos XIX, XX e XXI.

Equipamentos: Diversos materiais, tais como: Equipamentos de comunicação, de transporte, de carga e de campanha, compõe esta temática.

Documentos: O arquivo de documentos do museu é composto por: Leis, decretos, boletins regimentais e internas, além de fotografias e croquis.

Contato

Endereço: Rua Ivo do Prado, nº 64, São Cristóvão/SE, CEP: 49100-000.

Telefone: (79) 3261-1123 | 98149-1659 (Diretor)

E mail: dilsonferraz@hotmail.com

Horário de Funcionamento:

09h às 16h (Todos os dias, inclusive feriados)

 

14 de novembro de 2017|Notícias|