Operação Brasil Integrado – Ação Nordeste: SSP inicia ações em Sergipe

Foi deflagrada nesta terça-feira, 2, uma operação organizada pelo Ministério da Justiça (MJ) em cooperação com as Polícias Estaduais, Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e as Forças Aramadas de todo o país, com o objetivo de cumprir mandados de prisão, realizar prisões em flagrante e fomentar uma cultura de paz na Federação.

A intenção do MJ é que ações de segurança sejam permanentes, especialmente nos Estados do Nordeste. A Operação Brasil Integrado tem como modelo de excelência o mesmo esquema de segurança utilizado Copa do Mundo.

Além do reforço preventivo e ostensivo nas áreas urbanas, a operação vai reforçar o patrulhamento nas rodovias e intensificar o combate ao tráfico de drogas e armas, combate a homicídios e a explosões de cashs. A operação desencadeada hoje foi anunciada no último dia 18 de julho, como um projeto piloto de segurança pós-Copa.

Segundo o MJ, a Operação Brasil Integrado surge para que os Centros de Comando e Controle sejam utilizados pelos estados para o monitoramento das divisas, estradas, aeroportos, pistas de pousos, portos etc. É um projeto em que a segurança pública está integrada e dialogando praticamente em tempo real para o combate à violência.

Ações

Na capital sergipana, a 4ª Delegacia Metropolitana, no conjunto Augusto Franco, zona sul da capital, iniciou os trabalhos visando cumprir oito mandados de prisão e, sobretudo, coibir assaltos a pessoas nos pontos de ônibus do conjunto.

De acordo com o delegado Marcos Garcia, até o momento foi preso Germisson dos Santos, 29 anos, condenado pela Justiça a 4 anos e 3 meses de prisão no bairro São Conrado, zona sul da cidade. O segundo a ser preso foi Márcio José Sena Santos acusado de receptação. Ele foi condenado pela Justiça a 5 anos e 4 meses de prisão. Também foram realizados diversas abordagens em ruas paralelas a uma universidade particular, patrulhamento nas praças e na zona de Expansão.

Já o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha prendeu por volta das 13h15, desta segunda-feira, 1º, na Invasão do Loteamento Rio das Canas, na Barra dos Coqueiros, Geanderson Silva, 19 anos, e a apreendeu um adolescente de 17. Com eles foram apreendidos 13 munições calibre 38 intactas, correntes, anéis e relógios. O caso foi conduzido à Delegacia de Polícia da Barra dos Coqueiros.

Também foi recuperado na madrugada de hoje um veículo roubado Fiat Palio, placa IAN-6599, com dois homens suspeitos que conseguiram fugir. Dentro do carro estava o CRLV do veiculo; CNH e dois cartões de créditos da vítima. Foi preso ainda Thauan Bastos Santos e Carlos Roberto dos Santos Menezes acusados pelo crime de roubo qualificado.

Thauan foi encontrado com uma arma de fogo no centro da cidade e é acusado de roubar duas motocicletas, uma padaria, e diversos pertences de clientes do estabelecimento. Já Carlos Roberto é acusado de roubar um celular na mesma região.

Na noite desta segunda-feira, foram apreendidos dois adolescentes no centro de Aracaju suspeitos da ato infracional relativo a roubo.

Na mesma noite, por volta das 19h, o Batalhão da RP prendeu José Santos, 21 anos, e recuperou duas correntes de prata roubadas por ele e um comparsa, de porte de arma de fogo. O fato foi registrado na avenida Santos Dumont, no bairro Atalaia.

Já por volta da 0h30 desta terça-feira, 02, o Batalhão de Radiopatrulha prendeu Itamar Ramos, 23 anos, acusado de roubar uma bicicleta, na avenida Álvaro Maciel, no bairro Santo Antônio, em Aracaju.

Tráfico de drogas

Os policiais civis do Departamento de Narcóticos (Denarc) prenderam na madrugada desta terça-feira, 2, Anderson dos Santos acusado pelo crime de tráfico de drogas no bairro América. A equipe realizava diligência pelo bairro quando encontrou o indivíduo traficando drogas na porta da residência. O local foi revistado e diversas pedras de crack foram encontradas dentro de uma geladeira.

2 de setembro de 2014|Notícias|