PM apreende 140 pássaros silvestres na feira das trocas do Lamarão

A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou, no último domingo, 31, cerca de 140 pássaros silvestres que seriam vendidos na feira das trocas no bairro Lamarão, que acontece nas proximidades da cabeceira da ponte do Conjunto João Alves, na divisa entre os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

A guarnição composta pelo sargento Andrade, cabo P Silva, soldados Israel e Rejane recebeu a denúncia, via Ciosp/190, de que um veículo de marca de Fiat, modelo Fiorino, encontrava-se a uma certa distância da feira, comercializando pássaros silvestres. De imediato, a guarnição dirigiu-se ao local, que já é bastante conhecido pelos militares do Pelotão Ambiental pelo comércio de animais silvestres, percorreu toda a área do bairro Lamarão e adjacências, mas não encontrou o veículo denunciado.

Após varredura minuciosa na área da feira e dentro do manguezal que margeia o local, no entanto, os militares encontraram cerca de 140 pássaros, a maior parte acondicionada em pequenos “cumbucos” – pequenas caixas utilizadas por traficantes de pássaros para transportar grande quantidade de animais sem serem percebidos.

Na abordagem, não houve prisões, mas foi possível apreender espécies raras como “pintassilgos” e espécies com alto valor comercial, a exemplo dos “curiós”. Foram apreendidos, ainda, vários periquitos. As aves foram catalogadas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

1 de setembro de 2014|Notícias|