PM apreende arma durante operação no Santa Maria e 17 de Março

A Polícia Militar através da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (4ª Cia/1º BPCom) e unidades especializadas da Corporação, realizou mais uma edição da Operação Sergipe Mais Seguro, com ações de abordagens preventivas nos bairros Santa Maria e 17 de Março, zona sul de Aracaju. A operação ocorreu entre as 20h do sábado, 16, e as 2h do domingo, 17.

De acordo com o capitão Marconi Andrade, comandante da 4ª Cia/1º BPCom, que também esteve à frente da operação, a iniciativa visa a diminuir os índices de criminalidade na área, evitando, assim, o cometimento de crimes contra o patrimônio e crimes dolosos contra a vida, em especial o tráfico de drogas,  porte ilegal de armas de fogo, roubo a ônibus e irregularidades no trânsito.

A ação envolveu um efetivo de 49 homens e mulheres da PM. Além de policiais da 4ª Companhia do 1º Batalhão da PM, participaram da operação militares da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), que tiveram o apoio de 16 viaturas ostensivas para realização das abordagens, em três pontos de bloqueio nos acessos ao bairro Santa Maria.

“Vale ressaltar que estes policiais foram empregados durante a folga, com o pagamento da gratificação específica para operações policias extraordinárias, sendo uma das alternativas para intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas mais críticas de Aracaju, bem como aumentar o número de policiais atuando na área em horários em que o índice de ocorrências policiais é bastante intenso”, destacou o capitão Marconi.

Nos respectivos pontos de bloqueio, foram feitas 340 abordagens a veículos de passeio, ônibus, táxis e pessoas suspeitas, no total de 178 automóveis de passeio, seis táxis, 11 ônibus e 126 motocicletas e ciclomotores revistados. Foram também realizadas abordagens a transeuntes e pessoas em bicicletas. Como resultado das ações, a PM registrou 20 notificações, incluindo oito apreensões de veículos por estarem com o CRLV vencido. Estes foram recolhidos ao galpão do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE).

Posse ilegal de arma de fogo – Durante a operação, por volta das 23h, a equipe da Companhia de Radiopatrulha comandada pelo tenente Soares prendeu Renan Santos Clarindo, 24 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na rua Walter Barreto, na invasão do Santa Maria. A guarnição abordou cinco pessoas suspeitas e, ao revistar a área, encontrou um revólver calibre 38, com seis cartuchos, na varanda de uma residência.

Diante do fato, os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Plantonista, onde foi identificado que a arma pertencia a Renan Santos Clarindo, morador da residência em que fora encontrada. Logo em seguida, foi lavrado o auto de prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

17 de agosto de 2014|Notícias|