PM comemora a Semana do Meio Ambiente com o plantio de mudas na Coroa do Meio

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, na quinta-feira, 7, a Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental, participou, juntamente com estudantes universitários e de nível médio, integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e colaboradores de um shopping no Bairro Coroa do Meio, do plantio de 150 mudas de espécies do Mangue Vermelho (Rhizophora mangle) na capital sergipana.

A ação ocorreu no Bairro Coroa do Meio, nas proximidades da Ponte Godofredo Diniz, e visou o replantio do Mangue Vermelho. Esta espécie é tida como pioneira, por ser a que melhor se adapta aos ambientes de manguezal em recuperação, e sua existência é de extrema importância para o equilíbrio desse frágil e importante ecossistema. Vale frisar que o mangue, segundo a legislação, é área de preservação permanente. Dessa forma, deve ser protegido pelo poder público e pela coletividade.

Ameaças aos manguezais

Dentre as principais ameaças a esse ecossistema, temos a ocupação desordenada do litoral brasileiro, que vem causando perda e fragmentação do manguezal por meio da conversão dessas áreas em carcinicultura, ocupação humana, desmatamento, aterros, e pesca predatória. Ultimamente, as ações de degradação são alvo de sucessivas denúncias encaminhadas ao poder público, e ações de fiscalização preventiva e repressiva ocorrem rotineiramente nessas regiões.

8 de junho de 2018|Notícias, Pelotão Ambiental|