PM flagra comércio ilegal de pássaros em Santo Amaro das Brotas

Nesse domingo, 6, policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) flagraram um crime ambiental referente a cativeiro ilegal de pássaros silvestres, no município de Santo Amaro das Brotas.

Por volta das 10h, uma equipe fazia policiamento de rotina na cidade de Santo Amaro das Brotas e, quando transitava pela praça da Igreja Matriz, se deparou com uma grande quantidade de pássaros dentro de gaiolas, expostos numa calçada de um estabelecimento comercial. Na abordagem, um homem de 59 anos se apresentou como proprietário das aves. De início, a guarnição já percebeu irregularidades no flagrante. Das 13 aves encontradas, nenhuma tinha a anilha de identificação exigida pela legislação. Além de pássaros comuns dos biomas sergipanos, como sanhaços, cravinhos e periquitos, também foi apreendido um papagaio.

Interrogado sobre a autorização para manter os animais em cativeiro, o homem afirmou que não possuía. Diante do exposto, o infrator concordou em assinar um termo circunstanciado no local, para não ser conduzido à Delegacia Plantonista, e vai responder pelo crime previsto no artigo 29 da Lei 9.505/98 (Lei de Crimes Ambientais).