NOVEMBRO AZUL: Polícia Militar realiza palestras sobre a prevenção do câncer de próstata

A prevenção do câncer de próstata foi o tema central das palestras promovidas pela Polícia Militar de Sergipe em parceria com o Ipesaúde e a Unidade Oswaldo Souza, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. Os eventos, que fazem parte da campanha do Novembro Azul, período de conscientização e estímulo à saúde integral do homem, ocorreram nessa segunda-feira, 26, no auditório da Acadepol e no Presidio Militar.

A palestra realizada na Acadepol, contou com a participação do urologista Dr Ricardo Bragança, que falou para os policiais militares presentes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Segundo o médico, mais de 90% dos pacientes detectados tem cura, quando ocorre o diagnóstico precoce. O câncer de próstata é o segundo em casos de mortes entre os homens, perde somente para o de pele, e por ser muito silencioso, faz-se necessário que os exames preventivos sejam realizados periodicamente. “Vocês, profissionais que cuidam da segurança de todos nós, precisam cuidar também da própria segurança. Dessa forma, parabenizo à PM por essa iniciativa, que mostra o quanto a corporação tem entendido e se posicionado sobre o tema. Espero que outras instituições sigam esse exemplo”, finalizou Ricardo Bragança.

Para o comandante do policiamento da capital, coronel Vivaldi Cabral, que esteve presente no evento, foi de fundamental importância a parceria com o Ipesaúde, contribuindo para a participação de um dos melhores profissionais do estado na área de urologia. Com isso, foi possível esclarecer o público participante sobre os exames de prevenção e mitos relacionados à doença.

Posteriormente, no Presmil, que tem como diretor o coronel Eliziel Alves Rodrigues, aconteceu uma palestra de sensibilização sobre a Saúde do homem. Na oportunidade, técnicos da Unidade de Saúde Oswaldo Cruz realizaram exames preventivos em torno de várias temáticas, dentre elas, hipertensão, diabetes e câncer de Próstata. A palestra ressaltou a necessidade dos exames preventivos e dos cuidados com higiene, fatores que concorrem diretamente para a saúde do homem.

A parceria com a Oswaldo Cruz tem sido de fundamental importância para Unidade Prisional, uma vez que, por meio dela, são ofertados medicamentos, atendimentos odontológicos, vacinação em períodos de campanhas nacionais, além de palestras educativas e preventivas.

Para o vice-diretor do Presmil, tenente coronel Rogério Santos de Santana, “Essas palestras e campanhas são de suma importância para o cuidado com a saúde dos militares que encontram-se privados da liberdade, garantindo o equilíbrio e cuidado com a saúde, mantendo-os íntegros e aptos para o retorno ao trabalho e à sociedade”.

Saúde do homem

Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, há cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violência e acidentes. Quanto às doenças prevalentes na população masculina, 75% delas, estão relacionadas às especialidades médicas que são cardiologia, gastrenterologia, pneumologia, psiquiatria e a urologia. Além de fatores genéticos, nossa saúde é determinada pelos hábitos de vida que temos.

27 de novembro de 2018|CPMC, Notícias|