Polícia Ambiental flagra cativeiro ilegal de pássaros em Aracaju

Na manhã dessa quinta-feira, 3, policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) flagraram mais um cativeiro ilegal de pássaros em Aracaju.

Por volta das 10h, uma equipe do PPAmb foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para averiguar uma denúncia de moradores de um condomínio de apartamentos, localizado na Avenida Mario Jorge, no Bairro Coroa do Meio, de que um morador tinha em sua área de serviço cerca de dez aves mantidas em gaiolas.

Chegando ao local, a guarnição constatou a denúncia, flagrando um pavão dentro de um viveiro, espaço pequeno para o porte do animal. Embora a ave não seja silvestre, estava visivelmente em condição de maus-tratos. Na abordagem, um senhor de 65 anos se apresentou como proprietário do apartamento e das aves. Interrogado pelos policiais sobre a documentação exigida pela legislação ambiental para a criação em cativeiro, o homem reconheceu que não possuía.

Diante do flagrante, o infrator concordou em assinar, no próprio local, um termo circunstanciado e vai responder no Juizado Especial Criminal em Aracaju por crime ambiental, previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. No apartamento, foram apreendidos dez pássaros silvestres.