Proerd realiza cerimônia de formatura de alunos do Sesi

Seguindo o novo modelo de formatura para o currículo do 7° ano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, promoveu mais uma cerimônia de encerramento de suas atividades na manhã do último sábado (26). Na ocasião, 363 alunos da Escola Sesi, Unidade Roberto Simonsen, que concluíram com aproveitamento o Currículo Proerd Caindo na Real do 7° ano, comemoraram o encerramento da aplicação do programa.

Durante a cerimônia os discentes participaram da Gincana Proerd, idealizada e promovida pela equipe de instrutores que compõe o núcleo Proerd, a qual é coordenada pela Capitã Adriana Littig. No total, 11 turmas se dividiram em cinco equipes, e de forma lúdica, puderam se divertir e relembrar os conteúdos aprendidos em sala de aula. A tarefa que finalizou a gincana foi a Caça ao Tesouro. Os alunos, ao desvendarem os enigmas, encontraram o leão Dare, mascote do Proerd, com seus certificados de conclusão do curso. Foi o ponto alto da festa.

A equipe verde, composta pelos alunos das turmas A, E e L, foi a que mais pontuou na gincana, e se consagrou vencedora. Como prêmio, ganhou a oportunidade de visitar o Esquadrão de Polícia Montada da PMSE (EPMon). No final, todos se sentiram campeões, por terem aprendido a fazer escolhas seguras e responsáveis em suas vidas. É o caso da aluna Clara Lis Bonfim, que disse estar preparada para enfrentar as pressões dos colegas no dia a dia. “Eu prestei muita atenção nas aulas do soldado Filho, e se todo mundo tivesse essa oportunidade, o Brasil seria um país muito melhor. Ele passava atividades que nos ajudavam, e explicava muito bem”, comentou.

Ela lembra com carinho das aulas e de seu instrutor Proerd do 5° ano, o sargento Custódio, quando ainda era aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas. “Todos os meus instrutores Proerd são ótimos, e o sargento Custódio era maravilhoso. E sobre o certificado do 5° ano, quando minha avó soube que eu ia me formar, ela mandou emoldurar, pois acha muito importante para minha educação. Eu tenho até hoje guardado”, lembrou a aluna.

A psicóloga escolar Joana Maria de Lima Cruz, responsável direta pela articulação entre o Proerd e a unidade de ensino, enfatiza que esse é o segundo ano do programa no 7° ano da rede Sesi de ensino. Para ela, essa parceria deve continuar, porque “esse ano foi muito mais proveitoso, e os alunos puderam participar mais ativamente”. Ela ainda aprovou o novo modelo de formatura para o 7° ano e agradeceu: “eu acredito que foi algo muito positivo, só tivemos a ganhar com essa reformulação. E não somente eu tenho essa visão, eu tenho a sensação de que tanto os alunos como todos os envolvidos conseguiram perceber essa diferença”, finalizou Joana.

O sargento Alex Farias foi um dos instrutores que atuou diretamente na Escola Sesi, tendo sido responsável por duas turmas, formando 70 alunos nessa ocasião. Ele destaca que o Proerd Sergipe tem se empenhado cada vez mais para cumprir sua missão de prevenção primária à violência, promovendo uma política pública de segurança que visa uma sociedade mais segura e feliz. Os outros policiais militares responsáveis diretos por essa formatura foram os sargentos Prado, Genivaldo e Martin, além do cabo T. Santos e o soldado Filho.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é oriundo de um programa norte-americano criado em 1983, após muitas pesquisas envolvendo educadores, psicólogos, psiquiatras e policiais. Tem como metodologia a Teoria Socioemocional, que trabalha os sentidos e as emoções dos alunos. Em 1992, foi implementado no Brasil, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas das polícias militares de todos os estados do Brasil. Em Sergipe, foi implantado no ano de 2001, e atualmente, é coordenado pela capitã Adriana Littig, já tendo formado mais de 80 mil alunos ao longo desses 17 anos.

As escolas que desejarem receber o programa no próximo semestre devem enviar um ofício direcionado ao Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe, na pessoa do coronel Marcony Cabral Santos, solicitando o serviço. O documento deve ser protocolado no Quartel do Comando Geral, localizado na Rua Itabaiana, 336, Centro. Para mais informações, entrar em contato com a Coordenação do  Proerd: (79) 3226-7106 e 98867-6780.

28 de maio de 2018|Ações Sociais, Notícias, PROERD|