Proerd realiza palestras sobre prevenção do uso de drogas em eventos na capital e na Grande Aracaju

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar do Estado de Sergipe (Proerd/PMSE) intensificou suas atividades extracurriculares durante a sexta-feira, 6, e o último final de semana.  Além das aplicações diárias em sala de aula dos currículos do 5° e 7° anos do ensino fundamental, os instrutores Proerd proferiram palestras em três grandes eventos na capital e na Grande Aracaju. O objetivo da ação é difundir os conhecimentos que o programa transmite, para atingir o maior número de cidadãos beneficiados.

Na sexta, 6, os internos do Batalhão da Restauração, localizado em São Cristóvão, receberam a visita dos sargentos Prado, Genivaldo e Martin, integrantes do Proerd . Os acolhidos tiveram a oportunidade de assistir a palestra intitulada “Sábias Escolhas e Valorização da Vida”, sendo levados a refletir sobre as consequências das suas escolhas e o quão valiosas são suas vidas. O momento possibilitou ricas trocas de experiências entre o público e os policiais. “A partir da minha própria experiência de vida, eu levei o interno a pensar sobre suas escolhas daqui para frente, a se entender melhor e lidar com suas emoções. Saber que é possível vencer”, relatou o sargento Prado.

Já no sábado, 7, Dia Mundial da Saúde, dois outros eventos foram realizados com a participação da equipe Proerd. O Saúde no Parque, promovido pela Unimed Sergipe, em parceria com diversos órgãos públicos e empresas privadas, levou ao Parque Augusto Franco, na zona Sul da capital, vários serviços relacionados à saúde. Na ocasião, o cabo Alex Barreto proferiu a palestra “Como prevenir o uso de drogas”, contribuindo para que o público presente leve uma vida saudável, se prevenindo contra o uso indevido de drogas e promovendo a qualidade de vida.

À tarde, foi a vez dos alunos da rede pública de ensino e dos profissionais da educação  assistirem à palestra do sargento Genivaldo e do cabo Alex Barreto, no Teatro Lourival Batista, durante o 3° Fecs Dance, festival de dança que trouxe o tema “Viva as emoções sem drogas”. No palco do teatro, entre uma apresentação e outra, os militares do Proerd ecoaram ensinamentos sobre a Teoria Socioemocional desenvolvida nas lições do Proerd.

O público teve a oportunidade de perceber a importância de viver a juventude sem o uso de drogas, por meio de habilidades como: autoconhecimento e autocontrole; empatia e alteridade; estilos de comunicação; riscos e desafios e a tomada de decisão. O núcleo Proerd, coordenado pela capitã Adriana Littig, comemora esses atendimentos à sociedade porque sabe da importância de oferecer prevenção primária ao uso de drogas e à violência.

A equipe de instrutores caminha para a culminância de suas atividades no semestre, com as formaturas Proerd. Até junho, serão 31 turmas formadas no 5° ano e mais 18 turmas do 7° ano. Para o próximo semestre, as atividades já estão sendo programadas e a ideia é aumentar o número de atendimento às escolas públicas da capital e do interior.

10 de abril de 2018|PROERD|