Batalhão de Polícia de Radiopatrulha – BPRp

Histórico

O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) da Polícia Militar de Sergipe é um dos mais antigos batalhões independentes da corporação, surgindo na década de 80, mais precisamente com a publicação do Decreto 6.877 de 6 de março de 1985, que tratava da ativação do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e incluía o BPRp  entre os seus batalhões operacionais.

Em junho de 1994, o batalhão foi novamente inaugurado, e voltou às ruas da capital, desta vez mais estruturado, com o intuito de prestar o serviço de policiamento motorizado de radiopatrulha da Grande Aracaju.

No início, o batalhão contava com um efetivo de 150 homens, sendo 120 no policiamento ostensivo e o restante dos policiais divididos no serviço de guarda das instalações e administração da sede. O batalhão se dividia em seis setores de serviço, ou seja, áreas limítrofes dos bairros da Grande Aracaju para assim realizarem um atendimento mais eficaz das ocorrências passadas pelo antigo Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

Atualmente, o BPRp atua com delimitação de área com o intuito de direcionar o serviço para o atendimento de ocorrências em áreas específicas, evitando longos deslocamentos, e gerando agilidade no tempo de resposta. Os dados estatísticos levantados pelo setor administrativo através do serviço de inteligência (criado para identificar o modo de atuar dos infratores e os locais de maior incidência dos atos delitivos) proporcionam um trabalho mais profissional por parte dos policiais militares.

Além disso, os radiopatrulheiros contam diuturnamente com o apoio de outras companhias comunitárias e operacionais na prevenção e combate ao crime.

Missão

De forma geral, atuar preventivamente, operacionalmente, tomando todas as medidas no sentido de realizar o policiamento ostensivo motorizado na área da Grande Aracaju, com prioridade nos bairros onde haja a maior incidência de criminalidade, para garantir a preservação e a manutenção da ordem pública.

Atua ligada ao acionamento via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), e solicitações da população nas ruas da capital, operacionalizando medidas, no sentido de objetivar e assegurar a tranquilidade e segurança nas áreas críticas dos bairros da Grande Aracaju, principalmente nos mais carentes.

Área de atuação

O policiamento de radiopatrulha é feito em toda Grande Aracaju, sendo desenvolvidas também operações policiais blitz. Também atua intensificando o policiamento nas áreas onde ocorrem as maiores incidências de crimes e contravenções penais.

Comandante

Tenente Coronel QOPM George André Almeida de Araújo
Funcional do Comandante: (79) 98867-7009

Contato

Endereço: Rua Vila Cristina, s/n, Bairro São José, Aracaju/SE.

Tel: (79) 3179-1971 / 98867-6290

E-mail: radio.patrulha@pm.se.gov.br

Horário de Funcionamento

Expediente Administrativo: 07h00 às 13h00

Expediente Operacional: 24 horas