Companhia Independente de Policiamento com Cães – CIPCães

Histórico

A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) é constituída por meio da Portaria Normativa nº 039, de 30 de junho de 2016, em virtude da necessidade de ampliar as ações de polícia ostensiva com emprego de cães para atender os anseios da população sergipana, igualmente crescente. Até então, as ações de policiamento com cães eram de competência da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia de Choque (Canil/BPChq), formalizada por meio do Decreto Estadual nº 27.938 de 13 de julho de 2013.

Considerando a necessidade técnico-operacional de readequação e ampliação estrutural das Unidades de Polícia Militar, tendo em vista o crescimento populacional e, consequentemente, o aumento da demanda operacional, foi necessário o desmembramento do Canil do BPChoque e sua elevação à condição de Companhia Independente, com vistas a atuar mais efetivamente para reduzir os índices de criminalidade, sobretudo o tráfico de drogas, os crimes violentos letais intencionais e os crimes violentos contra o patrimônio.

A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), com sede no município de Aracaju, fica instituída como órgão de execução da Polícia Militar do Estado de Sergipe, subordinada operacional e administrativamente ao Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), passando a fazer parte de sua estrutura organizacional.

O brasão da CIPCães, com legenda Canil Serigy, homenageia o líder indígena brasileiro Serigy, que viveu no século XVI, na região do atual estado de Sergipe. Foi cacique que liderou a resistência contra a colonização portuguesa, fazendo-nos lembrar de quem somos e da missão dos policiais militares em defesa da sociedade sergipana. A figura de um cão pastor com colar ilustra o referido brasão.

Missão

Atuar no policiamento ostensivo específico com o emprego de cães, sobretudo na repressão ao tráfico de drogas, aos crimes violentos letais intencionais e aos crimes violentos contra o patrimônio, ou em apoio a outras unidades de área ou especializadas da Polícia Militar.

Área de Atuação

A CIPCães atua nos municípios abrangidos pelo planejamento operacional de segurança do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC): Aracaju, São Cristóvão, Itaporanga D’ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Riachuelo e Santo Amaro das Brotas, ou demais localidades designadas pelo comando do CPMC.

Comandante

Capitão QOPM Moisés Morais de Souza
Funcional do Comandante: (79) 98867-6818

Contato

Endereço: Rua Argentina, s/n, bairro América, Aracaju/SE
Telefones: (79) 98867-6819
E-mail: canil@pm.se.gov.br

Horário de Funcionamento

Expediente Administrativo: 07h00 às 13h00

Expediente Operacional: 24 horas