Grupamento Tático Aéreo – GTA

Histórico

O Grupamento Tático Aéreo de Sergipe foi criado através da portaria nº 67/2009, de 19 de maio de 2009, da lavra do Exmº Sr. Secretário de Segurança Pública – João Eloy de Menezes. O GTA compõe a estrutura organizacional da SSP, subordinando-se diretamente ao Senhor Secretário. A Unidade integra policiais: militares, civis e bombeiros militares.

No dia 08 de junho de 2009, foi inaugurado o Hangar “Maj PM Álvaro Jorge de Carvalho”, localizado à Avenida Maranhão, 2126 – Bairro Santos Dumont, anexo ao Aeroclube de Sergipe, sede do GTA, onde são desenvolvidas as atividades operacionais e administrativas.

Atualmente o GTA conta com um efetivo de policiais militares nas funções de piloto de helicóptero, tripulante operacional, mecânico de aeronave e apoio solo, e com o emprego de duas aeronaves. São elas:

– Um Helicóptero, de codinome Falcão 01, é um AS 350BA, Esquilo, capacidade para seis passageiros, autonomia de 03h 30min, fabricado pela helibrás, subsidiária da Eurocopter Company, locado à empresa Blue Air Táxi Aéreo, após licitação pública;

– Um Avião, de codinome Falcão 02, é um EMB-810D, Sêneca III, capacidade para seis passageiros, autonomia de 04h 30 min, fabricado pela Piper, montado pela EMBRAER, doado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, como depositário fiel.

Missão

Compete ao Grupamento Tático Aéreo o planejamento, comando, coordenação, fiscalização, manutenção e controle das operações aéreas. Entre as atividades desenvolvidas pelo GTA, destacam-se: o patrulhamento aéreo, o apoio em buscas e salvamentos, combate a assalto a bancos e estabelecimentos comerciais, mapeamento de áreas, entre outras.

Área de atuação

Com a fundação do GTA foi implantado um novo sistema de prevenção e repressão à criminalidade em todo o Estado, utilizando o helicóptero em apoio às viaturas operacionais no Policiamento Ostensivo, Defesa Civil, Resgate e Salvamento no Mar, Combate a incêndios florestais e urbanos, Resgate e transporte aeromédicos, transporte de órgãos vitais para transplantes, Apoio à fiscalização ambiental, Transporte de autoridades, Controle e fiscalização de trânsito urbano e rodoviário, repressão ao narcotráfico, erradicação de plantações de maconha, repressão ao roubo e furto de veículos e cargas, repressão a assalto a estabelecimentos bancários, repressão aos crimes de extorsão mediante seqüestro, além de outros, permitindo um elevado grau de eficiência na administração dos recursos materiais e humanos de policiamento graças a sua versatilidade e mobilidade.

Contatos

Endereço: Avenida Maranhão, n°2126, Bairro Santos Dumont, Aracaju/SE (Aeroclube de Sergipe).

Tel: (79) 3241-2366 / 98846-6253 (Sargenteação) / 98819-7376 (Coordenador Geral).

Email: gtaoperacoes@ssp.se.gov.br