Na manhã desta segunda-feira (2) os 330 aprovados no concurso da Polícia Militar do Estado de Sergipe iniciaram as aulas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no Bairro América, em Aracaju. Durante os Cursos de Formação de Soldados (CFSd) e de Formação de Oficiais (CFO) os alunos participarão de atividades pedagógicas e operacionais nos turnos da manhã e tarde.

O CFSd terá duração de aproximadamente oito meses, com 1200 horas/aula, divididas em atividades em salas de aula, atividades extras, estágio supervisionado e palestras. Já o Curso de Formação de Oficiais, com previsão de dois anos, funcionará em regime de semi-internato, inicialmente no Cfap e a partir do dia 16 de setembro no prédio do SESI localizado no Bairro Santos Dumont, adaptado para receber os alunos de oficiais.

Os Cursos de Formação da Polícia Militar de Sergipe seguem o currículo estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, com matérias práticas, resultando numa formação que habilita estes policiais a atenderem a demanda da sociedade por segurança. O chefe da divisão de ensino do Cfap, major J. Luiz, explica que durante o período do curso serão oferecidas disciplinas peculiares à profissão policial militar, como tiro, ordem unida, bem como disciplinas voltadas para os Direitos Humanos. “Acreditamos na capacidade destes profissionais e certamente presentearemos a sociedade com o melhor curso de formação de soldados e de oficias que já existiu em nossa corporação”, afirmou.

O Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Elias Linhares, também demonstrou bastante confiança nos futuros soldados e oficiais da PMSE. “Estamos vivenciando um momento histórico, tendo em vista que estamos retornando com uma formação baseada em nossa cultura institucional, já que a última turma de oficiais formada em Sergipe foi em 1974. Desde então, eles eram enviados para outros estados da federação”.  Ainda de acordo com o tenente-coronel Linhares, os 330 futuros soldados e oficiais representam um importante reforço no efetivo da Corporação, defasado com as aposentadorias e saídas de diversos militares que prestam concursos para outras áreas. “Temos a oportunidade de recompor o nosso quadro e logo que esses policiais estejam em condições teremos a oportunidade de visualizar os novos integrantes da Polícia Militar atuando em todo o estado de Sergipe”, finalizou.

A recepção aos futuros policiais militares foi um momento de grande emoção para o sargento da reserva Moacir Silva Ramos, que acompanhou o ingresso da filha Marise, de 26 anos, no Curso de Formação de Soldados. “É um prazer estar aqui neste dia de muita alegria e ver minha filha ingressar onde eu comecei em 1988, e tive a oportunidade de concluir os cursos de formação de soldado, cabo e sargento. Estou muito feliz porque uma das minhas filhas resolveu seguir os meus passos. Tenho orgulho de ter usado a farda da PMSE”.

A primeira missão das turmas é o desfile de 7 de Setembro, quando os alunos de oficiais e praças desfilarão em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

Última atualização em 3 de setembro de 2019 às 7h.