Na manhã do último sábado, 16, a Polícia Militar, através do Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC), participou do evento comemorativo alusivo aos 10 anos de existência da comunidade chamada ‘Ocupação Novo Amanhecer’ liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Urbanos (MOTU), localizada em Nossa Senhora do Socorro.

Representantes do Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos, da Defensoria Pública, da Ordem de Advogados do Brasil, além da diretoria do MOTU e ocupantes que habitam no local prestigiaram o evento comemorativo com palavras de fortalecimento à bandeira dos movimentos sociais.

A coordenadora estadual do MOTU, Dalva Graça, em seu discurso, destacou a atuação do GGCC como um marco da garantia e do respeito aos direitos humanos nos cumprimentos de mandados de reintegração de posse.

O GGCC, comandado pelo capitão Marcos Andrade Rocha, é o mediador entre o judiciário e os ocupantes de área urbana ou rural de terras que não cumprem a função social da terra, exigida pela Constituição. Este gabinete também gerencia crises e evita conflitos entre os proprietários da terra, caso existam, e os ocupantes; bem como evita conflitos contra a força do estado e ao mesmo tempo garante que os mandados judiciais sejam cumpridos.

Convidada a dialogar com os presentes, a coordenadora do GGCC, capitã Belisa Melo, reforçou a importância do trabalho da Polícia Militar na construção de soluções mediadas e pacíficas para os conflitos habitacionais e destacou também que a participação do GGCC nas iniciativas propostas pelos movimentos sociais esclarece o papel da Polícia Militar nos conflitos habitacionais. “O estreitamento dos vínculos com os movimentos sociais do Estado favorecem o diálogo e o cumprimento das decisões judiciais alinhados aos direitos constitucionais e sociais, e inclusive fortalece a imagem institucional da Corporação nos diversos segmentos da sociedade”, destacou a capitã.

O evento encerrou com a apresentação de um vídeo mostrando um breve histórico da ‘Ocupação Novo Amanhecer’ e com falas de ocupantes que pontuaram momentos importantes vividos  durante esses 10 anos.

Última atualização em 19 de janeiro de 2021 às 03:27:24.