No último domingo, 24, o Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) realizou a operação “Verão Seguro”. A ação conjunta envolvendo Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros ocorreu no estuário do Rio Vaza Barris, no entorno da Orla Por do Sol.

 As fiscalizações conjuntas já acontecem regularmente aos finais de semana nos três rios que cortam a capital; mas no último domingo, 24, foi montada uma força-tarefa neste local com o objetivo de coibir delitos diversos, já que segundo denúncias, é comum a presença de veículos transitando na faixa de praia, bem como o uso de bebidas alcoólicas seguidos de condução de veículos e embarcações.

A Operação contou com uma embarcação do Pelotão Ambiental, duas embarcações da Capitania dos Portos, e outra do Corpo de Bombeiros. Durante a operação foram desenvolvidas ações preventivas e de orientação ao tráfego aquaviário; além da prevenção de poluição hídrica; do uso de etilômetro, pela Capitania, para coibir condução de embarcação por pessoas alcoolizadas; bem como a observação de possíveis irregularidades nas embarcações, como ausência de documentação e excesso de passageiros.

Por parte do Pelotão Ambiental foram realizadas buscas pessoais e a veículos, sendo flagrados oito veículos circulando na faixa de areia e lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes.

Foi flagrado ainda por parte das equipes do PPAmb a construção de um “pier” em um local conhecido como “Ilha Men de Sá” e quando os responsáveis foram questionados a cerca da licença ambiental para este tipo de construção, não apresentaram a devida licença, sendo por isso lavrado um termo circunstanciado por crime ambiental previsto no artigo 60 da Lei 9.605 ( Lei de Crimes Ambientais).

Última atualização em 25 de janeiro de 2021 às 12:04:46.