A Polícia Militar do Estado de Sergipe recebe com muito entusiamo mais um contingente de soldados recém-formados na Corporação. O governador Jackson Barreto, acompanhado do vice-governador Belivaldo Chagas, compareceu na manhã desta quarta-feira, 11, à formatura de mais 244 novos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Sergipe, em solenidade realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Essa é a terceira turma do concurso realizado em 2014 que se integra ao quadro da PM de Sergipe.

Foram mais de nove meses de atividades pedagógicas em regime intensivo no CFAP, seguido de Estágio Prático Supervisionado de Policiamento Ostensivo, quando os alunos exercitaram, na prática, todas as técnicas e conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula, na capital e no interior do estado, sempre acompanhados por policiais experientes, sob a supervisão dos seus instrutores e monitores.

Estiveram presentes à solenidade, os secretários de Estado da Comunicação, Sales Neto; do Meio Ambiente, Olivier Chagas; deputado estadual capitão Samuel; presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho; vereador Dr. Marcus; coronel Erivaldo Nunes; o chefe do gabinete militar, coronel Eduardo Henrique dos Santos; o superintendente executivo da SSP, coronel José Andrade; secretário de Comunicação da Prefeitura de Nossa Senhora de Socorro, Renato Nogueira; juíza Juliana Martins e o promotor João Rodrigues Neto.

Em seu discurso, Jackson Barreto fez questão de se dirigir às famílias dos soldados formados. “Sonhamos juntos este sonho e ele se tornou realidade. Na véspera do feriado de Senhora Aparecida, peço a ela à proteção aos 244 novos soldados. A vida de vocês será uma vida de luta. É mais um dia de vitória para os novos policiais e para a segurança do nosso povo. A nossa passagem no governo do estado é um divisor de águas na área da segurança pública. Eu prometi fazer o concurso, fizemos o concurso e, com isso, levamos para a polícia cerca de 1.300 novos policiais. Já vamos publicar edital até o final do ano e, no próximo ano, vamos fazer outro concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. É um investimento muito grande, bom, importante e fundamental, porque você fica em paz quando está cuidando da segurança da sociedade e do povo”, declarou.

O governador fez ainda um apelo ao Governo Federal para que atue de forma conjunta com os estados para diminuir a criminalidade. “O país vive hoje uma situação parecida com a Colômbia. O governo Federal precisa acordar. Estamos aqui enxugando gelo, porque as fronteiras do País continuam abertas. Quero dizer que essa formatura me realiza como governador e mais como ser humano. Lembro do apelo que me foi feito pelas nomeações e, por isso, nós temos feito um esforço muito grande, apesar de governar um estado que vive a pior crise da economia desse país, nós temos tido uma preocupação muito grande com a segurança pública. Os números e os fatos demonstram a veracidade das nossas palavras”, ressaltou.

Reforço

A nova turma reforçará o efetivo da Polícia Militar de Sergipe. Foi o que assegurou o secretário estadual de Segurança Pública, João Eloy. “O governo está planejando um novo concurso, porque a corporação precisa crescer e se renovar a todo dia. Novos profissionais precisão vir para continuar a missão de atender à população”.

“É um momento de festa, de renovação da corporação, porque são 244 novos policiais que estarão à disposição da sociedade e eles estão com esse sentimento de realização de um sonho, lutaram muito por esse momento. Aprenderam a missão de ser policial militar e agora terão a oportunidade de servir a sociedade sergipana por meio da segurança pública”, comentou o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcony Cabral.

Já o vice-governador, Belivaldo Chagas, chamou atenção para o esforço que o estado tem realizado em assegurar a tranquilidade e segurança à população. “O momento é de alegria para a família militar sergipana. Tudo que foi acertado pelo estado, se cumpre no dia de hoje”.

Durante a formatura, a PMSE homenageou três alunos que se destacaram durante o curso. Os primeiros classificados por média, por aptidão física e padrão de conduta disciplinar receberam um certificado de reconhecimento.

Formação

Os cursos de formação de soldado das Polícias Militares do Brasil obedecem a um currículo unificado, que foi estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, com matérias práticas e relacionadas à área jurídica, como o Direito Penal, Direito Constitucional, ou seja, uma formação que habilita os policiais a atenderem a demanda da sociedade por segurança.

Para o soldado Juliano Alves dos Santos, do 5º pelotão Jaguar, o curso de formação foi uma etapa árdua, com muitos treinamentos e ensinamentos. “Saio daqui feliz, principalmente, pela presença da minha família. Será um dia inesquecível para vida de todo mundo. Sempre foi um sonho entrar para a polícia militar. A polícia militar sempre foi uma instituição respeitada”, disse o praça.

Satisfação e alegria foram os sentimentos que dominaram a mãe do soldado Juliano que acompanhou a formatura com os olhos cheios d’água. “Desejo prosperidade, muita sorte e proteção, acima de tudo, para executar da melhor forma as suas funções. Estou super orgulhosa”, relatou dona Maria Luciene dos Santos.

Essa é a terceira turma do concurso realizado em 2014 que se integra aos quadros da PM. Em março de 2016, ingressaram na corporação 350 novos soldados e, em janeiro de 2015, aconteceu a formatura da primeira turma constituída por 657 alunos. As três turmas alcançam um contingente superior a 1.250 novos integrantes da PM. Foram chamados todos os candidatos que foram aprovados e integraram a lista de espera.

Para os novos soldados, fica agora a expectativa dos enfrentamentos e desafios que cada um terá de passar no exercício de suas atividades operacionais, em prol da segurança pública, que a cada dia recebe mais investimentos para garantir a tranquilidade e a segurança do cidadão sergipano.

 

FONTE: Portal ASN

ATUALIZAÇÃO: Ascom/PMSE

 

Última atualização em 11 de outubro de 2017 às 06:49:26.