- Major Sidney
- Marcos Linhares
Preparar os alunos do Curso de Formação de Soldado para atuarem conjuntamente com os policiais militares no trabalho durante as Eleições 2014. Esse foi o objetivo prioritário de uma palestra concedida aos alunos na manhã desta segunda-feira, 22, no teatro Atheneu, por Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva, secretário judiciário do Tribunal Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).
Na oportunidade, os alunos tiveram contato sobretudo com os principais crimes eleitorais que ocorrem no período do pleito eleitoral. “Os estágios supervisionados para os alunos estão previstos desde o início do curso. Uma dessas atividades é o emprego deles no primeiro turno das eleições e eventualmente também no segundo turno. É importante que o aluno também saiba como agir nas situações em que se deparar com delitos eleitorais”, destacou major Sidney Barbosa dos Anjos Correia, subcomandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Para o palestrante Marcos Linhares, a parceria entre a Justiça Eleitoral e a Polícia Militar é fundamental para o bom andamento dos trabalhos no quesito segurança durante o período eleitoral. “É importante trazermos aos alunos informações sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, bem como os principais crimes eleitorais cometidos pelos cidadãos. Pela parceria que temos com a Polícia Militar, até nos sentimos com obrigação de colaborar nesse aprendizado e ajudar os novos policiais. É a primeira eleição deles trabalhando, então a expectativa é de que eles se sintam seguros e aptos a atuar nos crimes mais comuns e saibam como agir em cada caso”, comentou o secretário judiciário do TRE/SE.
Para o major Sidney, a fase de estágio tem como objetivo unir o conhecimento teórico e a atividade prática que deverá ser empregada pelos soldados em formação. “Eles vão trabalhar da mesma maneira que os demais policiais militares, porém sempre supervisionados. Serão empregados nas proximidades dos locais de votação realizando o policiamento específico de prevenção que é peculiar da Polícia Militar”, finalizou o Oficial.
Leia também: Alunos do Curso de Soldado realizam patrulhamento na capital sergipana
Última atualização em 22 de setembro de 2014 às 03:48:10.