As atividades foram iniciadas na última segunda-feira, com a finalidade de habituar os discentes as mais diversas situações inerentes ao universo policial militar
Na madrugada desta sexta-feira, 3, os 331 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e os 33 alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) concluíram o período de treinamento da tradicional ‘Semana Zero’. Durante os cinco dias de instruções planejados pelo Centro de Ensino e Instrução (CEI) da Polícia Militar de Sergipe, os alunos foram submetidos ao primeiro contato com a rotina da PM por meio de atividades práticas desenvolvidas no Parque Governador José Rollemberg Leite, localizado no Bairro Industrial.
As atividades foram iniciadas na última segunda-feira, com a finalidade de habituar os discentes as mais diversas situações inerentes ao universo policial militar. Nesse sentido, foram abordados conteúdos de disciplinas como Ordem Unida, Técnica Policial, Educação Física, Pronto Socorrismo, Armamento e Munição, entre outras, ministradas por instrutores e monitores do CEI, além de militares convidados das mais diversas unidades operacionais da PMSE.
O comandante do Centro de Ensino e Instrução, tenente-coronel Edvaldo Barbosa, deu detalhes sobre a ‘Semana Zero’. “O objetivo desse período de treinamento, aqui no campo de instrução do Parque José Rollemberg Leite, foi justamente ambientar o ingresso do mundo civil a dinâmica da vida policial militar. Seja enfrentando as intempéries do tempo com exercícios de vivacidade, treinamentos com posições de rastejo, que seria o deslocamento em determinados tipos de terreno (tanto em área de mata, terrenos pantanosos e acidentados) apresentamos de forma resumida a atuação da maioria das unidades da Polícia Militar.”
“A semana intensiva também foi uma oportunidade que os alunos tiveram para obter conhecimentos gerais da Instituição, e já a partir desse momento eles puderam identificar em quais tipos de atividades na Corporação poderão seguir carreira. O período ainda serviu para quebrar o vínculo de civil, enquadrando todos dentro da dinâmica militar, por meio de aulas de ordem unida, de vivacidade, e exercícios de educação física. Enfim, foi uma semana bastante preenchida e acredito que ficará guardada nas mentes de todos eles.” Afirmou o tenente-coronel Barbosa.
Ainda segundo o comandante do CEI, no campo de instrução foram evidenciadas algumas virtudes essenciais para quem pretende trabalhar com segurança pública, com destaque para o espírito de corpo, por meio da união do grupo; a resiliência, indispensável para superar adversidades, inclusive os próprios limites físicos. “Vale ressaltar que nesse período de intensas atividades, as cobranças foram muitas, levando alunos e alunas, em alguns momentos, a exaustão física. Então, tudo isso vai proporcionar as qualidades que nós precisamos para um policial militar”, finalizou.
Última atualização em 3 de setembro de 2021 às 11:52:18.