- Aluna de soldado Juciely
- Enfermeira Rosane Moura
- Sandro Carneiro (comércio)
A Polícia Militar promoveu neste domingo, 21, atividade prática para alunos do Curso de Soldado que estão em formação. Na oportunidade, 340 futuros profissionais da Segurança Pública se dividiram em dois turnos e em dois pontos da capital sergipana em um Estágio Supervisionado de Policiamento Ostensivo.
Os alunos atuaram no primeiro turno das 7 às 13h e no segundo das 13 às 19h, tanto na Orla de Atalaia como na Treze de Julho. A experiência agrada sergipanos, turistas e aos próprios alunos, na medida em que aprendem na prática como realizar as atividades de policiamento do cotidiano.
Para a aluna de soldado Juciely Aparecida dos Santos Mota, o estágio é uma fase importante nesse processo de aprendizado. “É muito gratificante exercer o policiamento ostensivo, onde podemos transmitir para cada cidadão a sensação de segurança. Hoje orientamos diversas pessoas, inclusive turistas que necessitavam de informações sobre localização, sem perdermos o foco de preservar a ordem pública, combatendo a violência, a criminalidade e preservando o patrimônio público. Para a sociedade ter um policial militar preparado para servi-la é necessário o estágio supervisionado. Dessa forma, estou mais preparada para exercer meu trabalho com segurança e responsabilidade, respeitando a hierarquia, a disciplina, a dignidade da pessoa humana e valorizando o trabalho em equipe”, destacou a aluna.
O público em geral também observou o reforço significativo empreendido na capital no tocante ao efetivo maior de homens e mulheres fardados em diversos trechos da Orla de Atalaia em um domingo movimentado no local. Para a enfermeira Rosane Moura, o domingo de hoje na praia foi ainda mais proveitoso. “É muito bom vir à praia e saber que podemos contar com o reforço ainda maior por parte da Polícia Militar. A gente se sente mais confiante, animada e segura. Sei que a criminalidade está em todos os lugares mas onde os policiais estão, os bandidos não chegam perto. Isso é muito positivo para nós cidadãos”, comentou.
Os comerciantes que atuam na Treze de Julho observaram o quantitativo empregado na localidade e destacaram a importância da Polícia Militar estar realizando um estágio com os alunos em pontos estratégicos e de visibilidade. “Esse tipo de trabalho por parte da PM garante aos comerciantes e clientes maior segurança nos estabelecimentos comerciais da região. Seria muito bom que esse reforço ocorresse com mais frequência. É bom para os alunos e para nós cidadãos”, pontuou Sandro Carneiro da Rocha, funcionário de um estabelecimento comercial existente na região.
Outras atividades dos alunos
Os alunos de soldado já tiveram a oportunidade de atuar junto à comunidade no desfile do último dia 7 de setembro, onde chamaram a atenção de crianças, adultos e idosos que acordaram cedo para prestigiar sobretudo os desfiles militares.
Durante as eleições, os alunos do curso terão a oportunidade de estagiar juntamente com policiais militares mais experientes no dia 5 de outubro. O objetivo será contribuir na garantia de segurança durante o pleito eleitoral.
Até o término do curso, os alunos serão empregados cada vez com maior frequência em Estágios Operacionais Supervisionados, tanto na capital, como nas principais cidades do interior sergipano.
Última atualização em 22 de setembro de 2014 às 1h.