Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar participaram da palestra sobre técnicas do Aikido Policial, promovida pelo Instituto Tenchi Internacional. O evento aconteceu na última sexta-feira, 25, no Centro de Ensino e Instrução (CEI) da Corporação.
O Aikido Policial é voltado para os agentes da área da segurança pública e privada (Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal, Policiais Penais, Guardas Municipais, Agentes da Segurança Privada, além de profissionais que militam na área criminal como Advogados, Promotores de Justiça etc.). As aulas têm por base a arte marcial Aikido aplicada à atividade de segurança, onde o aluno se profissionalizará, melhorando seu condicionamento físico, sua postura corporal, sua qualidade de vida e o serviço prestado, trazendo mais segurança para si, seus colegas de trabalho e demais membros da sociedade.
De acordo com o tenente-coronel Stênio Gonçalo, a palestra não centralizou unicamente no controle de técnicas, mas principalmente no controle emocional, com o objetivo de ajudar o policial militar no desenvolvimento de sua atividade diária. O oficial também explicou que o Aikido Policial foi desenvolvido como projeto piloto na Força Tática do 1º BPM.
As aulas foram ministradas pelo professor Paulo Nunes, membro da Escola Tenchi Internacional, sexto Dan na arte do Aikido e licenciado em filosofia pela Universidade de Lisboa. O palestrante enalteceu a importância das técnicas do Aikido Policial para o cotidiano da atividade policial militar.
“O Projeto Aikido policial é pioneiro no Brasil e tem como principal objetivo o ensinamento de técnicas não traumáticas, atuando no equilíbrio do corpo e da mente do policial, para que ele possa exercer bem a sua função e ter qualidade de vida dentro da profissão”.
Última atualização em 28 de março de 2022 às 10:37:29.