As comemorações alusivas à criação do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe tiveram início na manhã de segunda-feira, 10, com o Dia de Saúde. A iniciativa marca o 35º aniversário da unidade, fundada no dia 20 de dezembro de 1979, e é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Saúde. A proposta foi viabilizar um dia dedicado à saúde física e mental do policial militar, na sede do BPChq, no bairro Ponto Novo, em Aracaju.

Cerca de 60 policiais lotados no Batalhão de Choque, Comando de Operações Especiais (COE), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) e Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) participaram das atividades, que tiveram início por volta das 8h e seguiram até as 12h da segunda-feira. Durante o evento, houve distribuição de preservativos e os militares receberam orientações sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, além de serem submetidos a testes rápidos de DST, Aids e Sífilis, coordenados pela enfermeira Joana D’Arc.

A equipe de saúde também contou com a presença de uma psicóloga para acompanhamento e encaminhamento a tratamento adequado no caso de constatação da doença. Para aliviar pontos físicos de tensões e proporcionar um momento de relaxamento aos policiais militares, o Dia de Saúde teve a participação de uma turma de alunos do curso de Massoterapia do Serviço nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), coordenados pelo professor Willian Guerra. Foram realizados 40 atendimentos gratuitos de massoterapia na ocasião.

Para o capitão Nelson Eron, comandante da 2ª Companhia e relações públicas do Batalhão de Choque, o Dia de Saúde teve o intuito de proporcionar um alerta aos policiais para que tenham mais atenção à sua saúde. “A atividade policial militar é uma das profissões mais estressantes do mundo. Em virtude das tensões do dia a dia, muitos operadores de segurança pública negligenciam os cuidados para manter a saúde do corpo e da mente. O Dia de Saúde, além de comemorar os 35 anos de criação do Choque, vem para conscientizar os militares sobre a importância de fazer os exames periódicos, tendo em vista a prevenção de doenças e ocasionais tratamentos”, destacou o oficial.

Outras ações – Além do Dia de Saúde, outras atividades alusivas ao aniversário da unidade militar, a exemplo de competições esportivas, constarão no calendário festivo da especializada e serão divulgadas em breve pelo comando do Batalhão de Choque, que tem à frente o tenente-coronel Silvio César Aragão.

Última atualização em 11 de novembro de 2014 às 05:00:20.