O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) comemorou nesta quinta-feira, 10, os 43 anos de sua fundação, que aconteceu por intermédio da lei estadual nº 2.234 de 10 de novembro de 1979, publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe nº 18.537, de 11 de dezembro de 1979.
O CFAP tem como principal missão destinar formação, aperfeiçoamento, habilitação e especialização aos Praças que compõem a Polícia Militar de Sergipe.
O governador do Estado à época de sua fundação era o senhor Augusto do Prado Franco, tendo como secretário de Segurança Pública o doutor Antônio Souza Ramos e como comandante geral da PMSE o coronel João de Albuquerque Feijó.
Suas instalações funcionavam juntamente com o 1º Batalhão, localizado à rua Argentina, s/nº, bairro América, nesta capital, embora no período de 1994 a 1995, a unidade militar tenha funcionado na rua 08, quadra 20, nº 519, distrito industrial da cidade de Nossa Senhora do Socorro, onde hoje funciona o 5º Batalhão de Polícia Comunitária (5º BPM).
Atualmente tem como comandante o tenente-coronel Edvaldo Barbosa Santos e funciona no mesmo endereço de sua fundação, oferecendo diversos cursos de formação e aperfeiçoamento dos policiais militares, estando subordinado diretamente ao CEI (Centro de Ensino e Instrução) que é responsável também pela Escola de Formação de Oficiais (ESFO).
Seu primeiro comandante recebia a denominação de diretor e foi a pessoa do então Capitão Vivaldo José dos Santos, alterando-se esta denominação somente no ano de 1983 quando foi instituído pelo Boletim Interno (BI) a função de comandante do CFAP ocupada pela primeira vez pelo então major João Batista de Carvalho.
Última atualização em 10 de novembro de 2022 às 12:58:13.