Recomendações também envolvem o uso de ciclovias e a atenção à velocidade
Além dos condutores de veículos automotores e dos pedestres, os ciclistas também precisam seguir as orientações para evitar acidentes. Mesmo em vias que não possuam a sinalização adequada para a segurança do ciclista, há orientações que precisam ser seguidas para se proteger e evitar acidentes, que podem ser fatais, conforme alerta as autoridades de trânsito.
Nas vias em que há ciclovias, a orientação é que os ciclistas utilizem esses espaços que são destinados justamente para aumentar a segurança viária, conforme explicou o sargento Tiago Damasceno, integrante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar. “Os ciclistas devem utilizar as ciclovias porque é o espaço destinado a eles e que traz mais segurança”, ressaltou.
Porém, há limite de velocidade para a utilização das ciclovias. “A ciclovia só pode ser utilizada pelos ciclistas quando eles estiverem em até 20km/h. A partir dessa velocidade, o ciclista deve estar utilizando as vias, seguindo o lado direito, mas nunca na contramão, e o motorista tem que respeitar a distância de 1,5 metros”, especificou o militar integrante da CPTran, da Polícia Militar.
Já para atravessar as vias, o sargento Tiago Damasceno explicou que é preciso estar no papel de pedestre, e não de ciclista. “Para atravessar as ruas, o ciclista deve lembrar de sair da bicicleta para se tornar um pedestre. Assim, o ciclista, empurrando sua bicicleta, na faixa de pedestre, vai fazer a sua travessia, mas nunca na bicicleta”, orientou o sargento, evidenciando as orientações para evitar acidentes com ciclistas.
Campanha Eu Sou o Trânsito
Durante o mês de setembro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Detran/SE e CPTran da Polícia Militar estão apresentando a ‘Campanha Eu Sou o Trânsito’ reforçando a importância dos cuidados de todas as pessoas – condutores de veículos, pedestres e ciclistas – para um trânsito seguro. A campanha está sendo realizada no mês de setembro em alusão à ‘Semana Nacional do Trânsito’, que acontece entre os dias 18 e 25.
Também apoiam a campanha Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (Capital e interior) e Grupo Energisa.
Fonte: Ascom/SSP
Última atualização em 25 de setembro de 2023 às 8h.