Neste sábado, 13, o Corpo Musical da Polícia Militar de Sergipe completa 177 anos de fundação. Para abrilhantar a data, a unidade lançou o Projeto “Nossos Talentos” por meio do qual será divulgado o trabalho desenvolvido pelos componentes do Corpo Musical, através de produções audiovisuais, que enfatizam a história e a qualidade dos seus músicos.

Fundada em 13 de março de 1844, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Sergipe segue o lema da Corporação, “Unidos Ombro a Ombro”, preservando a ordem pública através da arte e protegendo as riquezas musicais do nosso Estado com suas apresentações.

Comemorando seu aniversário de 177 anos, é a mais antiga Banda de Música do Estado e uma das mais antigas do País. Reconhecida como Patrimônio Artístico e Cultural do Estado de Sergipe, conta agora com nova e moderna estrutura: O Corpo Musical da PMSE.

A unidade conta hoje com 48 militares em atividade e seu atual maestro, tenente Batista, tem 29 anos de serviços dedicados à música na Corporação, desenvolvendo um trabalho em prol da cultura e preservação da música militar, desempenhando importante papel de interação entre a Corporação e a sociedade. A criação de novos Grupos Musicais, que integram o Corpo Musical, acompanha o desenvolvimento e modernização das atividades melodiosas.

Através do Decreto nº 30.910 de 24 de novembro de 2017, reconheceu-se a Banda de Música da Policia Militar do Estado de Sergipe como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de natureza imaterial. A partir de então,  a instituição contou com absoluto respaldo para um trabalho de reestruturação de seu quadro funcional e, em abril de 2018 foi fixado seu efetivo, transformando a Banda de Música em Corpo Musical da Polícia Militar, atual denominação.

Com a mudança para a denominação de Corpo Musical, as atividades foram diversificadas e suas atividades distribuídas através de tarefas conforme os grupos artísticos, adequando-se dessa forma aos variados tipos de eventos sociais dedicados a sociedade sergipana, por meio de suas apresentações em todo Estado.

Última atualização em 13 de março de 2021 às 08:53:38.