Nesta quarta-feira (31), o coordenador do GTA, coronel Andrade, além de pilotos e tripulantes, receberam na sede do Grupamento Tático Aéreo, localizado nas dependências do aeroclube de Sergipe, o comandante Alessandro Black, da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), e o capitão Diego Teixeira, da Força Aérea Brasileira (FAB) e responsável pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju (DTCEA/AJU).

O capitão de fragata Black destacou a importância da parceria entre as forças marítimas e o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe. “Em 2011 a Polícia Militar de Sergipe, através da Secretaria de Segurança Pública, nos enviou um oficial para ser formado piloto pela aviação naval. Nós hoje pudemos ver o resultado disso através do Major PM Fonseca, utilizando seus conhecimentos e habilidades como piloto adquiridos na Marinha, aqui no GTA em prol da população Sergipana”, afirmou.

Na ocasião da visita, os oficiais da Marinha e da FAB conheceram as dependências do hangar, onde ficam baseadas as aeronaves do GTA, o helicóptero – Falcão 01 e o avião bimotor Sêneca III – Falcão 02. Além disso, os oficiais  conheceram equipamentos de patrulhamento policial, busca, resgate e salvamento, combate a incêndios florestais e atendimento pré-hospitalar, comumente utilizados na atividade cotidiana de policiamento aéreo.

A atuação da unidade de operações aéreas do Estado também foi citada pelo comandante do destacamento de controle do espaço aéreo. “Esse intercâmbio é muito importante até porque hoje muitas operações são em conjunto com o GTA. Em caso de incidentes envolvendo aeronaves na região de Sergipe, em caso de necessidade de resgate, quem vai dar o primeiro apoio a Força Aérea Brasileira é o GTA Sergipe. Além disso, devido à experiência que temos com a utilização de óculos de visão noturna na FAB, readaptaremos através de instruções e treinamentos práticos, todos os membros do GTA, permitindo que eles atuem com os equipamentos adquiridos pelo Governo aqui em Sergipe”, comentou o Cap. Teixeira.

O Grupamento Tático Aéreo é vinculado diretamente ao Secretário de Segurança Pública e atua em ocorrências de alto risco em apoio às diversas unidades especializadas da polícia e do corpo de bombeiros militar de Sergipe.

“Nós temos nossas embarcações atuando no mar, na costa e rios do estado e o vetor aéreo dá mais mobilidade nestas ocorrências. Por isso, temos a certeza de poder contar com o apoio do GTA num deslocamento mais rápido, na mobilidade em relação do tráfego aquaviário e salvaguardando vidas também no mar”, finalizou o Comandante Black.

Fonte: GTA

Última atualização em 1 de fevereiro de 2018 às 04:56:19.