Oficial da Polícia Militar de Sergipe acompanhou orientações sobre técnicas de contraterrorismo e resgate de reféns
Entre os dias 10 e 21 de outubro, o capitão Irlan Calaça, comandante da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), esteve em um intercâmbio operacional com unidades francesas de Operações Especiais. Junto com os policiais de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, além de militares da Legião Estrangeira da França, o oficial Sergipano teve a oportunidade de aprender sobre técnicas e táticas de contraterrorismo e resgate de reféns, além de poder também compartilhar sobre a realidade vivenciada no Brasil.
Na primeira semana, o intercâmbio foi com o RAID (Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion), unidade de elite da Polícia Nacional da França, que possui subunidades em cidades estratégicas, medida tomada após os ataques terroristas de 2015.
O evento foi sediado pela unidade de Lyon, terceira maior cidade da França. Nessa oportunidade, estavam também operadores das Forças Especiais do Exército e Aeronáutica francesa, além de policiais da Unidade de Operações Especiais da Suíça e Itália.
Foram realizadas simulações de resgate de reféns em ônibus, trem, casa de show, ambiente urbano de alto risco, além de situações envolvendo atirador ativo em escola.
Na segunda semana, o intercâmbio teve continuidade com os operadores do GIGN de Toulouse unidade de elite da Gendarmerie Nationale (uma das polícias mais antigas do mundo).
Durante toda a semana foram realizados treinamentos de combate em ambiente confinado, uso de equipamentos especiais, defesa pessoal e tiro.
No último dia, foi promovido um grande simulado mostrando um evento completo de gerenciamento de crise com reféns, desde a preparação da tropa e chegada ao local da crise, até o desfecho com utilização do time tático.
“Foi um aprendizado muito importante poder ver o nível de investimento feito nas forças policiais da Europa, e ter acesso a recursos de treinamento que no Brasil são muito limitados. Apesar dessa diferença de investimento material, todos os policiais Europeus do evento ficaram impressionados com a qualidade técnica e mentalidade de combate dos brasileiros”, destacou o capitão.
Ao final de cada etapa, o capitão Calaça presenteou os policiais franceses com exemplares dos seus livros, Mentalidade Tática Policial & As 4 Etapas do Treinamento de Alto Rendimento e o livro Cognição e Combate, sacramentando assim a troca de conhecimentos.
O oficial já participou de treinamento sobre os mesmos temas em 2019, em Portugal, e afirma que “a busca contínua pelos melhores treinamentos policiais ao redor do mundo se dá sempre na intenção de compartilhar com os policiais brasileiros, principalmente da sua instituição, a Polícia Militar de Sergipe, tudo que aprende”, pontuou o capitão Irlan Calaça.
Fonte: Ascom/SSP
Última atualização em 1 de novembro de 2022 às 10:51:00.