FOTO DESARMA-SENa manhã desta sexta-feira, 26, cerca de 200 alunos do Colégio Estadual Gov. João Alves Filhos participaram de um ciclo de palestras coordenado pelo Comitê Estadual de Desarmamento (Desarme-SE) da Secretaria da Segurança Pública. A proposta é promover uma cultura de paz difundindo conhecimento sobre temas relacionados às drogas e à criminalidade e sua relação com os crimes de homicídios, principalmente com armas de fogo.

De acordo com o membro da coordenação do Desarme-SE, perito criminal Nailson Correia, o uso de arma de fogo ocorre por eventos criminosos em geral, crimes passionais e principalmente por acidentes domésticos. “Buscamos sempre uma forma de colaborar com a difusão da paz, e no caso das escolas, nossa melhor forma seria por meio de palestras. Mostramos a partir de dados estatísticos que arma não é a solução e sim o vetor da violência”, destaca.

Apesar das dificuldades, Sergipe está entre as unidades federativas do Nordeste que mais arrecada voluntariamente armas de fogo, relata a coordenadora do Comitê, delegada Meire Mansuet. “O sucesso é resultado de um engajamento maior entre diferentes instituições. Entre elas,  entidades civis e estaduais, como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Polícia Militar (PM), Perícia Criminal, Secretaria de Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Social da Indústria Geral (Sesi), Federação dos Conselhos de Segurança (Conseg),  Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol), Fundação Ulisses Guimarães (FUG), Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública (Asimusep), entre outra entidades””, ressalta a coordenadora.

Participaram também do ciclo de palestras, o comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, capitão Teixeira; o secretário da FUG, Elias Junior; a representante da Asimusep , Jô Pache; a representante do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosa Maria; o supervisor da Guarda Municipal, Acrenaldo; e professores da escola.

Fonte: SSP/SE

Última atualização em 26 de agosto de 2016 às 7h.