O Colégio Estadual Governador Albano Franco, no conjunto Padre Pedro, bairro Santa Maria, foi palco da apresentação das ações de prevenção à violência por meio do Projeto Acorde, do Comitê do Desarmamento de Sergipe e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O evento ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 25, quando o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), fez a entrega simbólica de carros para os projetos ‘Acorde’, ‘Comitê do Desarmamento de Sergipe’ e para o ‘Proerd’.
Estiveram presentes representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, OAB, vereadores, Associação de Moradores, entre diversas outras autoridades. Representando o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, a superintendente Executiva da Seed, Marieta Barbosa, destacou que a violência é endêmica, está em todo o país, e ressaltou a importância da integração de todos para combatê-la.
“Ultimamente a Educação tem sido um vetor muito importante nesse processo, e todos nós, professores, alunos, estamos pedindo socorro. É preciso que todos se somem, cada um fazendo o seu papel e cumprindo a sua responsabilidade. A Seed acredita neste projeto, no trabalho do secretário Mendonça Prado e no empenho que o governador Jackson Barreto tem dado para isso”, disse.
O secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, falou sobre a importância dos três projetos (Acorde, Desarme e Proerd), afirmando que essa é uma demonstração de que segurança pública não se faz apenas com a repressão, mas também com ações consistentes de prevenção e conscientização dos jovens.
“O maior combustível para a criminalidade é a circulação de armas e drogas, e por essa razão, quando tratamos de conscientizar os cidadãos, estamos evitando a disseminação do crime e trabalhando para que tenhamos uma sociedade melhor”, declara.
A coordenadora do Programa Cidadania e Paz, Sandra Coelho, destacou que “a Seed hoje está criando um núcleo para que as ações cheguem de forma articulada. Tanto os programas que já existem na Seed, como os que são desenvolvidos em parceria com a SSP, visando implementar uma cultura de paz e prevenção à violência, através de projetos governamentais e não governamentais. O público beneficiado são os alunos, familiares, professores, gestores, servidores e as comunidades onde as escolas estão inseridas”.
Carros
O secretário Mendonça Prado fez a entrega simbólica de carros para os coordenadores dos programas Acorde, Desarme e Proerd. “Estamos dotando esses segmentos com mais instrumentos e melhores condições. Recebemos novas viaturas, formamos novos profissionais para realização de palestras nas escolas e em diversos segmentos da sociedade. São trabalhos de prevenção, uns participam de discussões, preparando professores para transmitir conhecimentos, palestras, outros na demonstração da necessidade de tirar de circulação as armas ilegais”, explica.
O programa Desarme foi beneficiado com dois automóveis. O coordenador, Fábio Costa, destacou a necessidade da parceria entre a Segurança e a Educação. “Esse evento realizado em parceria com a Seed tem a necessidade iminente de tentarmos diminuir a violência nas escolas. Políticas públicas de segurança não se baseiam somente na polícia reativa, mas também na polícia de prevenção”, afirmou.
Além dos dois carros, foi doada também uma base móvel de desarmamento, que é um automóvel com estrutura equipada para receber armas de fogo. A base será itinerante e estará recebendo armas de fogo da população nas cidades de Aracaju, Estância, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana.
O programa Acorde, coordenado pela delegada Daniela Lima, foi contemplado com nove carros. Segundo ela, este evento é a comemoração da ampliação dos trabalhos realizados.
“O projeto está instalado aqui no bairro Santa Maria desde o ano de 2003, e é a principal ação de prevenção da Polícia Civil hoje. Nós trabalhamos nas delegacias mediando pequenos conflitos, pois eles podem gerar homicídios. Trabalhamos com a perspectiva da prevenção para reduzir a criminalidade”, disse.
Já o Proerd, desenvolvido pela Polícia Militar, foi beneficiado com 4 carros e uma Van. A coordenadora do programa, capitã Adriana Liting, destacou que “vários equipamentos estão chegando, muitos estão por vir, hoje recebemos algumas viaturas. Ressalto que o Proerd é uma ação conjunta entre a PM, família e comunidade para a prevenção primária do uso de drogas e a prática da violência”.
Comunidade escolar
Alunos e funcionários do Colégio Estadual Governador Albano Franco destacaram a importância dessas ações para a sua comunidade. A diretora da unidade de ensino, Otília Tatiana de Cássia da Conceição Ferreira, explicou que a escolha da escola se deu em conseqüência dos índices de violência na comunidade próxima.
Por conta disso, a SSP, através do Comitê do Desarmamento, convidou a escola para ser anfitriã da apresentação dos programas à comunidade do bairro Santa Maria.
“A SSP e a Seed têm nos dado muito apoio e isso tem surtido bastante efeito. Desde a inserção do Projeto Polícia Cidadã e Escola Mais Segura, e com as turmas do Proerd que se formaram em 2014, dentro da escola temos tido uma reposta significativa da ‘não violência’. Na tentativa de resgatar nossos alunos, tirá-los da linha de risco da criminalidade, fechamos esse acordo com a SSP para melhorarmos cada vez mais a condição de vida da comunidade”, disse.
A aluna Gláucia Rodrigues de Melo se mostrou bastante otimista e afirmou ser importante estimular o desarmamento. “É necessário, por causa da violência que existe hoje em dia. As pessoas com armas não pensam antes de agirem. Qualquer briga ou discussão pode causar mortes. É melhor não ter posse de armas, para evitar problemas”, declarou.
Fotos: Eugênio Barreto | Ascom/Seed
Última atualização em 26 de março de 2015 às 08:27:42.