Centenas de homens e mulheres da Polícia Militar de Sergipe, de unidades especializadas, setores administrativos e batalhões de área, embarcaram neste sábado, 1º, com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo nos municípios do interior sergipano. Ao todo, são 3.094 policiais militares envolvidos no Plano de Operações das Eleições 2016, lotados na capital e no interior.
O efetivo estará distribuído em 891 locais de votação para garantir a ordem pública e o exercício da democracia nas eleições para prefeitos e vereadores neste domingo, 2 de outubro. A partir das 14h deste sábado, todos os municípios recebem reforço no policiamento ostensivo para inibir crimes e salvaguardar os fóruns das comarcas onde ficarão armazenas as urnas e materiais utilizados nos locais de votação.
As unidades especializadas, a exemplo do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e Comando de Operações Especiais (COE), ficarão à disposição do Coordenador Geral do Plano de Segurança das Eleições, coronel Lúcio Monteiro, subcomandante da Polícia Militar de Sergipe, para suprir eventuais demandas de reforço do policiamento nos diversos colégios eleitorais do Estado.
O tenente Reinaldo, do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), que comandará a tropa no município de Brejo Grande, destaca a importância do trabalho da Polícia Militar nas eleições. “A presença das equipes da PM é fundamental para garantir a segurança do eleitor, dos candidatos, manter a ordem e permitir uma dinâmica na transparência do pleito”, evidencia.
Supervisor do policiamento no município de Malhada dos Bois neste sábado, a partir das 13h, e no domingo até o final do pleito, o tenente Isaac, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), referiu-se ao trabalho da Corporação como indispensável para a lisura do pleito. “É um momento em que as pessoas saem de casa para exercer a cidadania e nós estamos empenhados antes, durante e após a votação nas urnas, para garantir a tranquilidade de todos os cidadãos envolvidos no processo eleitoral”, enfatiza.
O soldado Militão, lotado no Batalhão de Radiopatrulha, embarca neste sábado para o município de Telha, a fim de intensificar o policiamento preventivo da localidade. “As eleições costumam criar um clima de rivalidade entre os eleitores e a presença da polícia ostensiva faz-se necessária para controlar os ânimos e prevenir crimes”, avalia o militar.
Última atualização em 1 de outubro de 2016 às 04:00:22.