Polícia Militar tem frota renovada e recebe 22 novas viaturas do Detran/SE
26 de janeiro de 2022Polícia Militar reforça segurança pública do estado com novas viaturas
27 de janeiro de 2022Os cavalos passam por um processo de seleção comportamental para que possam ser utilizados nas sessões realizadas no Parque da Cidade
Com sede no Parque Governador José Rollemberg Leite, a Polícia Militar de Sergipe desenvolve, por meio do Esquadrão de Polícia Montada, atividades relacionadas à Equoterapia. As atividades foram suspensas por um período, em razão da pandemia, mas já foram retomadas e com expectativa de aumento no número de atendimentos. No processo, os cavalos são utilizados como principais agentes no tratamento de reabilitação para pessoas com limitações físicas ou mentais.
O tenente coronel Santos Júnior, comandante da Cavalaria, ressalta que o atendimento é prestado de forma gratuita e, cada vez mais, unidades de polícia montada são colocadas como meios para prestação desse serviço. “Hoje temos cerca de 30 praticantes e a equipe é formada por militares da Cavalaria e do HPM, além de outros voluntários que prestam um serviço de excelência, já realizado em muitas unidades militares por todo o Brasil”, explica o comandante.
As atividades estão acontecendo durante três dias na semana e são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, assistente social, equitador e fisioterapeuta, além de voluntários que contribuem com o projeto.
Laura Lima, voluntária e estudante de psicologia, fala da alegria e da importância do trabalho na equoterapia para enriquecer seu curso. “ A equoterapia é uma qualidade de vida e poucos estudantes sabem da inserção da psicologia para essa finalidade. É um trabalho onde a gente pode perceber a cognição e desenvolvimento da criança principalmente relacionado às patologias. Tenho um relacionamento com os cavalos desde muito cedo e quando descobri a equoterapia, visualizei uma forma mágica de a gente se conectar com o animal. Muito importante também ressaltar que, com esse trabalho, a Polícia Militar dá uma possibilidade de aproximação da Corporação com a sociedade possibilitando qualidade de vida para os praticantes”, afirmou a estudante.
Os animais utilizados na terapia, não são os mesmos cavalos do policiamento ordinário, são os mais dóceis, que não tenham tanto medo das adversidades do ambiente, para o cavalo não se assustar ou empinar. Os resultados alcançados com a terapia são excelentes, com reabilitação mental e física, principalmente relacionada ao movimento do quadril, da coluna e desenvolvimento da fala, socialização e ate mesmo da autoconfiança.
Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (79) 3215-5967 ou (79) 99191-4738.