Com ações conjuntas, Seduc e SSP reforçam iniciativas de prevenção às violências e ao uso de drogas em áreas com maior potencial de ocorrência desses casos

Por intermédio das secretarias de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Segurança Pública (SSP), o Governo de Sergipe implementa, de forma contínua, estratégias de prevenção e enfrentamento às violências e ao uso de drogas dentro e fora das escolas públicas estaduais, em todo o território sergipano.

As ações, capitaneadas e desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança Escolar (NSE) e Diretorias de Educação da Seduc, conjuntamente com a Polícia Militar, têm resultado no aumento das rondas preventivas realizadas pela PM, em áreas consideradas vulneráveis, e na consequente diminuição das ocorrências relativas à violência no entorno das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

Desse modo, o coordenador do Núcleo de Segurança Escolar, Ferreira Junior, e o major Márcio, comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), sediada em Neópolis, deram início, nesta segunda-feira (29), ao projeto Escola Cidadã, uma iniciativa de prevenção e combate às drogas, ao bullying e à violência contra a mulher, voltada aos alunos das escolas estaduais de Neópolis e demais municípios da área de atuação da 5ª CIPM.

“Selamos mais uma parceria regional com a PM para trazer ainda mais segurança para as nossas escolas. Em reunião junto ao comando da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, fomos informados de que as rondas preventivas da PM já estão ocorrendo com frequência, nas proximidades das escolas estaduais da região, e serão intensificadas”, destacou o coordenador do NSE.

Segundo Ferreira Junior, o major Márcio informou também que a PM está atuando na região com auxílio de um drone, “o qual tem contribuído bastante para a realização de trabalhos de investigação, que ajudam nas ações preventivas”, ressaltou.

“Como temos feito nessa série de visitas que temos empreendido junto aos batalhões regionais da PM, solicitamos rondas preventivas nas proximidades das escolas da rede estadual e o apoio necessário da instituição Polícia Militar aos diretores das escolas, os quais passarão a ter, a partir dessa reunião de trabalho, contado telefônico direto com as viaturas da PM que dão suporte operacional à região em que as escolas estão localizadas”, destacou.

A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, além de Neópolis, abrange também os municípios de Santana de São Francisco, Japoatã, Pacatuba, Brejo Grande, e Ilha das Flores.

Núcleo de Segurança da Seduc

Localizado em um prédio anexo ao Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, no bairro 18 do Forte, em Aracaju, o Núcleo de Segurança Escolar, dentre outras atribuições, responde pela elaboração e implantação dos planos de segurança das unidades escolares da rede pública estadual, além de estar diretamente ligado a atividades de prevenção e segurança pública da Polícia Militar de Sergipe.

O Núcleo também inspeciona as dependências internas e externas das escolas, controla o fluxo e acesso de pessoas, prevenindo e detectando anormalidades; coordena o patrulhamento voltado à prevenção de infrações contra o bem público, serviços e instalações da Seduc, incluindo a fiscalização do cumprimento das atribuições dos vigilantes; elabora e implanta o plano de segurança no âmbito da Seduc.

Fonte ASN

Última atualização em 30 de abril de 2019 às 12:53:56.