Este ano, a unidade registrou 27 reintegrações de posse, das quais 14 se deram unicamente por negociação e mediação de conflitos

Em 27 de novembro de 2006, através da Portaria n° 230/2006, o Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC) foi criado, com a finalidade de dar suporte ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe nas ações envolvendo conflitos sociais no âmbito de nosso Estado. Nessas situações, o Grupo utiliza-se de técnicas de negociação e mediação de conflitos, com o intuito de alcançar a máxima redução dos riscos provenientes da necessidade do uso da força policial por meio da tropa especializada.

Em seus dez anos de atuação, o GGCC vem realizando o apoio a cumprimentos de Mandados de Reintegração de Posse, o acompanhamento administrativo e judicial das demandas, aproximação com grupos e movimentos envolvidos em conflitos agrários, visitas técnicas e interlocução com o Poder Judiciário.

Em 2015, foram cumpridos 21 Mandados de Reintegração de Posse sem registro de confronto entre ocupantes e a força Policial, dos quais cinco foram cumpridos exclusivamente através de tratativas de negociação. Neste ano, o Grupo de Gestão de Crises e Conflitos já contabiliza 27 Reintegrações de Posse concluídas, das quais 14 se deram através unicamente da negociação e mediação de conflitos.

“A atuação do GGCC durante esses dez anos solidifica a adoção das técnicas de gestão e negociação de crises e conflitos, possibilitando uma atuação legal, proporcional, estritamente ética e necessária, com a missão precípua de afastar em grau máximo o uso da força em questões sociais”, pontuou o Capitão Marcos Andrade Rocha, Coordenador do Grupo.

Última atualização em 25 de novembro de 2016 às 01:19:48.