A Polícia Militar de Sergipe comemorou na manhã desta sexta-feira, 27, o aniversário de 180 anos da corporação, oficialmente celebrado amanhã, dia 28. O momento festivo, celebrado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), contou com três momentos: a missa em ação de graças, o concerto da Banda de Música da PMSE e o lançamento do Selo Postal alusivo aos 180 anos da Instituição.

A cerimônia católica foi presidida pelo capelão da PMSE, major Juarez dos Santos Lima, e contou a presença de dezenas de pessoas, entre autoridades militares, civis, além da presença de oficiais e praças da corporação. Em sua homilia, o padre Juarez destacou a importância do serviço religioso para a corporação, a fim de aproximar os bravos guerreiros à palavra de Deus, para fortalecer o espírito do policial em seu trabalho diário.

Ao final do rito religioso, o comandante geral da PMSE, Maurício da Cunha Iunes, enalteceu o compromisso dos policiais militares em garantir a segurança pública para a sociedade. “Somos frutos da sociedade. Se a nossa sociedade não está bem, a polícia também não estará, mas continuaremos, acima de tudo, cumprindo bem com o nosso papel, que é promover a segurança pública para a população”.

Ainda em discurso, o coronel Iunes lamentou a perda do sargento Manoel André Nascimento, que faleceu, no último dia 20, em confronto com bandidos em um posto de combustíveis localizado no Povoado Jatobá, em Barra dos Coqueiros. “A Polícia Militar tem o compromisso de assegurar a ordem pública a todos, mesmo que isso resulte na própria vida, fato que ocorreu recentemente com o nosso bravo policial sargento André, morto recentemente durante um assalto. Mas a PMSE vai continuar unida, trabalhando em prol da sociedade. Esse é o nosso dever, nosso compromisso moral, não só conosco, não só com a nossa profissão, mas também com os nossos familiares e toda a sociedade sergipana”, frisou o comandante geral.

No segundo momento, a Banda de Música da PMSE realizou um concerto para o público presente. Regido pelo Major André, os músicos apresentaram um repertório que emocionou a todos durante a festividade, com músicas do universo militar e também voltadas especificamente para os civis, apresentando pérolas da música nacional e internacional.

Dando prosseguimento às comemorações de aniversário da PMSE, foi lançado no Salão Nobre do QCG, o Selo Postal personalizado pelos Correios em homenagem aos 180 anos da PMSE, a fim de eternizar a data especial, sendo uma forma de marcar os momentos importantes da trajetória da instituição. O selo poderá ser utilizado para correspondências endereçadas a pessoas físicas ou jurídicas, circulando em todo território nacional por tempo indeterminado. O selo foi impresso na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com papel da Casa da Moeda do Brasil, sendo impressas inicialmente 50 folhas com 12 selos cada, num total de 600 selos personalizados.

As comemorações contaram com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício da Cunha Iunes; subcomandante da PMSE, coronel Jackson Nascimento; o comandante do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), tenente-coronel Marcos Augusto de Silva Neto; chefe da 19ª Circunscrição de Serviço Militar (19ª CSM), tenente-coronel Francisco Gladson Sales Alves; representando o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju (DTCEA), tenente Fernanda Cerqueira; imediato da Capitania dos Portos, capitão de Corveta Neilton de Almeida Araújo; corregedor regional da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Wendel; o diretor do Sesi/SE, Acrisio Campos; o diretor dos Correios, Washington Conceição Bonfim; assessor de comunicação e  planejamento dos Correios, Derivaldo Batista;  presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg) e do Conselho de Segurança do Conjunto Bugio, Ailton Figueroa; representante do Conselho de Segurança de São Cristóvão, Joelison Vieira; representante do Conselho de Segurança do bairro Industrial, Marcos dos Anjos; além de outras autoridades civis.

 

 

 

 

Última atualização em 27 de fevereiro de 2015 às 12h.