
Homem é preso com drogas e arma de fogo durante ação da Radiopatrulha no Bairro América
14 de novembro de 2019
Policiais militares participam de seminário sobre marketing digital
14 de novembro de 2019O Museu da Polícia Militar de Sergipe completa 50 anos como mais uma opção de lazer agregando cultura e conhecimento não somente para a população sergipana, como também para turistas que visitam a cidade histórica de São Cristóvão.
Mil peças diferentes como armamentos, fardamentos, equipamentos e documentos estão à disposição de todos que visitam as instalações do Museu, e desde 2014 artistas sergipanos podem expor sua arte.
O diretor executivo das atividades no Museu, coronel Dilson Ferraz, relata que a primeira exposição de artistas sergipanos ocorreu em 2014, após dois anos de funcionamento em São Cristóvão. “Houve uma grande necessidade de unir a importância do Museu com a importância da inserção da cultura artística local para, acima de tudo, dinamizar a funcionalidade do órgão”.
Como resultado, diversos artistas já expuseram agregando valor cultural como também mais visitantes ao estabelecimento, trazendo como diz o próprio coronel, “visibilidade por meio de uma associação em que a arte é o principal elo com a comunidade”.
Desde a sua idealização na década de 1969, o museu coleta materiais antigos que remetem à história da PM. Recentemente o Museu recebeu uma túnica pertencente a um capitão datada do século XX e um bacamarte, também do mesmo período. Para cooperar com o acervo do Museu, basta apresentar o material na sede do próprio Museu na cidade de São Cristóvão ou no Quartel do Comando Geral, na capital.
O acervo do Museu é formado por meio de doações da sociedade sergipana, de forma a manter viva as memórias. A Secretaria de Estado da Cultura também é um parceiro fundamental no projeto.
Funcionamento
Aberto a visitas diariamente das 9h às 17h, inclusive aos fins de semana e feriados, o museu disponibiliza um guia que relata fatos históricos relacionados às peças, revelando curiosidades sobre a história da própria Polícia Militar.


















