
Comandante-geral recepciona subtenente após conclusão do Curso de Operações de Choque em Rondônia
16 de novembro de 2021
Polícia Militar prende dois homens por porte ilegal de arma de fogo em Riachuelo
17 de novembro de 2021No último domingo, 14, o Museu da Polícia Militar de Sergipe completou 52 anos como mais uma opção de lazer, que agrega cultura e conhecimento para sergipanos e turistas que visitam a cidade histórica de São Cristóvão.
A instituição contempla mais de mil peças entre armamentos, fardamentos, equipamentos e documentos, permanentemente à disposição de todos que visitam as instalações do Museu. O espaço também valoriza os artistas locais que, desde 2014, podem expor suas artes.
O diretor executivo das atividades no Museu, coronel Dilson Ferraz, explica que a primeira exposição de artistas sergipanos ocorreu após dois anos de funcionamento do acervo. “Houve uma grande necessidade de unir a importância do Museu com a importância da inserção da cultura artística local para, acima de tudo, dinamizar a funcionalidade do órgão”.
Assim, diversos artistas já expuseram seus trabalhos, agregando valor cultural e atraindo mais visitantes ao estabelecimento. A abertura para a exposição dos trabalhos produzidos pelos nossos artistas trouxe visibilidade, por meio de uma associação em que a arte é o principal elo com a comunidade.
Desde a sua idealização na década de 1969, o Museu coleta materiais antigos que remetem à história da PM. Recentemente o local recebeu uma túnica pertencente a um capitão datada do século XX e um bacamarte, também do mesmo período. Para cooperar com o acervo, basta apresentar o material na sede do próprio Museu ou no Quartel do Comando Geral, na capital.
O acervo do Museu é formado por meio de doações da sociedade sergipana, de forma a manter viva as memórias. A Secretaria de Estado da Cultura também é uma parceira fundamental no projeto.
Funcionamento
Aberto a visitas diariamente das 9h às 17h, inclusive aos fins de semana e feriados, o Museu disponibiliza um guia que relata fatos históricos relacionados às peças, revelando curiosidades sobre a história da própria Polícia Militar.














