Durante todo o mês de setembro, o Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPSS) realizou visitas em unidades da capital e interior do estado promovendo reflexões sobre o tema da Campanha do Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio e apresentou aos militares os serviços oferecidos pelo Núcleo.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para a Campanha, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

O NAPSS é responsável pela promoção da saúde mental na PMSE, e atua com foco na prevenção do adoecimento dos servidores policiais militares, de forma a torná-los menos vulneráveis ao sofrimento sócio psicopatológico, advindos das possíveis pressões e riscos constantes, inerentes as suas funções laborais. O serviço de assistência multiprofissional também auxilia os integrantes da Corporação na reinserção social pós-atendimento, prevenindo internações psiquiátricas desnecessárias e compulsivas, além de combater o preconceito e a discriminação entre colegas militares.

A subtenente Eliane, assistente social e coordenadora do NAPSS, afirma que essas visitas às unidades foram muito importantes para estreitar a relação com os militares. “Durante os encontros, foram feitas explanações sobre o Setembro Amarelo e também prestados esclarecimentos sobre os serviços prestados pelo Núcleo, além da realização de atendimentos a alguns militares que buscaram o serviço na própria unidade policial”, explicou a coordenadora.

Ainda segundo a coordenadora, o comandante-geral da PMSE, coronel Marcony Cabral, sempre se mostrou preocupado com as ações desenvolvidas pelo núcleo. “O comandante sabe da importância das ações desenvolvidas pelo NAPSS para que o atendimento, no tocante às demandas psicossociais da tropa, sejam atendidos”.

O núcleo funciona provisoriamente no antigo prédio do SESI, localizado na Avenida Serafim Bomfim, S/N, bairro Santos Dumont, Aracaju/SE. O militar que necessitar de atendimento, pode fazer pelos seguinte canais:

Telefones funcionais: (79) 99191-3995; (79) 99191-3896

Coordenação do NAPSS: (79) 99191-4622

E-mail funcional NAPSS: napss.pmse@pm.se.gov.br

Última atualização em 1 de outubro de 2021 às 04:13:58.