Encontro entre oficiais destaca estabilização de homicídios no interior do estado
22 de dezembro de 2016PM desarticula ponto de drogas na Barra dos Coqueiros
22 de dezembro de 2016Com a chegada dos períodos festivos de fim de ano e o aumento do fluxo de pessoas nas ruas e no centro comercial, surge a necessidade para se atentar a um tipo de crime que é praticado nessas circunstâncias: os crimes de oportunidade. Os criminosos acabam se aproveitando dos aglomerados de gente para praticar delitos como assaltos e furtos, tanto contra pedestres quanto contra motoristas.
Segundo o comandante do Policiamento Militar da Capital, tenente-coronel Vivaldy Cabral, as duas maiores vertentes praticadas pelos criminosos são assaltos a veículos e furto de celulares. Isso acontece, segundo o coronel, no primeiro caso, devido à falta de atenção do condutor em estacionar o veículo em um local seguro e que seja movimentado, o que facilita a ação dos criminosos.
Sobre os casos de roubo a celulares, Vivaldy afirma que “as pessoas se distraem demais ao usarem o celular, infelizmente acaba sendo uma oportunidade para o criminoso”. Ainda segundo Vivaldy, é importante que os cidadãos se mantenham mais atentos e evitem ficar em locais com pouca movimentação usando o aparelho celular.
Visando reforçar a segurança dos cidadãos, comerciantes e turistas nessa época de fim de ano, a Polícia Militar iniciou, ainda em novembro, a operação Comércio Seguro. A área de atuação da operação é o centro comercial de Aracaju, além dos bairros Siqueira Campos e Treze de Julho. O policiamento é feito seguindo o horário comercial, sendo de segunda-feira ao sábado, das 8h às 22h, inclusive aos domingos, das 8h às 17h.
A operação conta com 45 policiais militares e seis viaturas que proporcionam um ambiente mais seguro nas áreas comerciais de Aracaju. As unidades da PM, Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) reforçam a operação com o policiamento ostensivo.
Fonte: SSP/SE