A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu 78 pássaros silvestres na manhã desta quarta-feira, 15, no município de Itabaiana, durante fiscalização de rotina no interior do Estado.

Por volta das 5h, a guarnição composta pelos cabos Givonaldo e P. Silva e o soldado M. Silva, em fiscalização de combate ao comércio de animais silvestres, se dirigiu à Praça Etelvino Mendonça, nos arredores da feira livre de Itabaiana, onde apreendeu 12 aves, presas em dois recipientes conhecidos como cumbucos.

Os pássaros estavam com um senhor de 47 anos, que, diante da rapidez da abordagem policial, não conseguiu se livrar do flagrante. Em conversa com os militares, o homem confirmou que as 12 aves estavam sendo comercializadas e, em decorrência do flagrante, foi lavrado um termo circunstanciado por crime ambiental previsto no artigo 29, da Lei 9.605/98.

Numa varredura no local, a equipe policial conseguiu apreender mais 66 aves escondidas embaixo de barracas. Dentre os animais apreendidos, a grande maioria era pássaros comuns nos biomas sergipanos, a exemplo de azulões, papa-capim e cabeças. Como os passarinhos eram animais recém-capturados e não apresentavam sinais de domesticação, foram soltos em habitat natural.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2017 às 10:33:29.