A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu dez aves silvestres mantidas em cativeiro em uma residência localizada no Centro do município de Estância, a 68 quilômetros de Aracaju. A ocorrência foi registrada na segunda-feira, 9, na rua Judite Melo, após denúncia de crime ambiental encaminhada ao PPAmb por moradores da localidade.

A guarnição composta pelos cabos Soares, P Silva e o soldado Wanderley se dirigiu à residência e flagrou um senhor de 83 anos com dez aves engaioladas. Indagado sobre a documentação que o autoriza a manutenção dos animais em cativeiro, o senhor informou que desde muito cedo cria os animais e ninguém nunca o informara da necessidade de tal documentação.

Como não apresentou os documentos, o homem foi conduzido à Delegacia de Estância, juntamente com sete aves papa-capins e três azulões – aves bastante comuns na região sul de Sergipe – onde foi autuado por crime ambiental.

Em virtude na dificuldade de informação, sobretudo às pessoas que residem no interior do Estado, o Pelotão Ambiental, através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), juntamente com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), fará visitas e promoverá palestras educativas nas maiores cidades do interior sergipano, bem como naquelas em que ocorrem os maiores índices de apreensões de animais silvestres.

“É preciso conscientizar os infratores sobre a importância que os animais silvestres têm no meio ambiente, ressaltando que a captura e o comércio desses animais é crime, podendo o infrator ser penalizado, inclusive, com prisão”, salientou o tenente Josenilton, comandante do Pelotão Ambiental.

Última atualização em 10 de fevereiro de 2015 às 12:04:35.