A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) e em ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Aracaju, apreendeu na tarde da segunda-feira, 29, numa empresa de entulho situada no bairro 18 do Forte, dezenas de jabutis e nove pássaros silvestres. Os animais foram encontrados após denúncia sobre um cativeiro.

No local indicado, a guarnição composta pelos cabos Sérvulo e Gaudêncio e o soldado H. Oliveira apoiou a apreensão executada pelos fiscais Betejane de Oliveira, Anastácio Pereira Neto e o estagiário Rafael. De acordo com os policiais, na fachada do estabelecimento havia cinco pássaros silvestres expostos e no interior da empresa mais 28 jabutis e quatro aves escondidas, sendo um papagaio, uma arara azul e dois periquitos.

Durante conversa com uma funcionária do espaço, a guarnição e os fiscais descobriram que os animais pertenciam ao proprietário do local. A profissional negou que os animais estavam sendo vendidos e afirmou que o proprietário os criava como hobby.

Diante da situação, os profissionais solicitaram a licença expedida pelo IBAMA, que autoriza a criação dos animais, explicando à funcionária da empresa que a falta do documento se constituía em crime ambiental, segundo a Lei 9.605/98. Por conta da ausência da liberação, os animais foram apreendidos e encaminhados à Delegacia Plantonista, juntamente com a mulher, que era a única pessoa presente no momento do flagrante.

 

Última atualização em 1 de outubro de 2014 às 01:14:35.