A Polícia Militar de Sergipe, por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), divulgou, nesta quinta-feira, 14, o resultado das operações policiais e ações de policiamento ostensivo ordinário desencadeadas no município de Nossa Senhora das Dores, nos primeiros três meses de 2016. A estatística apresenta resultados positivos, que, comparados com o mesmo período de 2015, revelam um avanço no que diz respeito ao combate ao crime.

Entre os meses de janeiro e março, a PM registrou uma redução de 35,7% no índice de furto a residências, passando de 14 para apenas 5 casos em 2015. O mesmo pode ser avaliado quanto aos furtos qualificados – aqueles em que há destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa, abuso de confiança, fraude, emprego de chave falsa ou que são praticados por duas ou mais pessoas. Nesses casos, houve uma diminuição de 22,2%, restringindo de 9 para 7 o número de ocorrências.

Quanto ao crime de latrocínio – roubo seguido de morte – a Polícia Militar reduziu em 100% a incidência, com dois casos registrados no primeiro trimestre de 2015 e nenhum este ano. Os roubos de veículo ciclomotor tiveram também um decréscimo de 80%, sendo cinco casos apontados em 2015 e apenas um este ano.

Março – Comparando-se somente os meses de março, em 2016 os registros de latrocínio, furto de veículo e roubo de ciclomotor reduziram, cada tipo penal, de um para zero. Já as ocorrências de furto a residência tiveram uma diminuição de três para dois casos.

Vale ressaltar que, nesta quinta-feira, o município de Nossa Senhora das Dores completa 47 dias sem registro de homicídio, sendo o último datado de 27 de fevereiro. O dado é fruto do empenho dos policiais militares do 10º Batalhão da PM e da atenção especial que vem sendo dispensada pelo Comando da Polícia Militar aos municípios do sertão sergipano, inclusive com a criação desta unidade sediada em Dores.

“Até o ano passado, o patrulhamento do município era efetuado por apenas dois policiais militares e uma viatura, que estavam vinculados ao 4º Batalhão, com sede em Canindé de São Francisco. Com a criação do 10º Batalhão, a Polícia Militar vem privilegiar o policiamento ostensivo no sertão, redistribuindo as áreas de atuação dos Batalhões e fortalecendo a segurança dos municípios do Alto e Médio Sertão sergipano, de competência, agora, do 4º e do 10º Batalhão, respectivamente”, declarou o tenente-coronel Romeu Muniz, comandante do 10º BPM.

Aliada à criação da unidade, está a elevação do Pelotão Especializado de Policiamento em Área de Caatinga à condição de Companhia. O Ceopac, agora, dispõe de um efetivo maior e mais preparado para reforçar o combate a roubos, furtos e outros tipos delitivos na área do sertão. Esta é mais uma prova inequívoca do compromisso da Polícia Militar de Sergipe com a segurança dos cidadãos sergipanos.

Última atualização em 14 de abril de 2016 às 05:49:14.