- Rebouças
A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Programação Econômica e Orçamento (SPEO), criou em 2013 o Índice de Qualidade da Gestão Orçamentária (IQGO), e a cada ano vem avaliando através deste índice a gestão de cada pasta com o seu orçamento. A iniciativa visa melhorar a gestão da execução orçamentária de todas as secretarias e órgãos do Estado.
No início deste mês, a Seplag divulgou a lista dos 10 órgãos que melhor geriram os seus orçamentos em 2014. De acordo com o levantamento, a Polícia Militar do Estado de Sergipe ficou em segundo lugar, estando atrás apenas do Ipesaúde. A colocação é reflexo do ótimo trabalho desenvolvido pelos oficiais e praças da 6ª Seção do Estado Maior, setor responsável pelas finanças da Corporação.
A equipe de Programação Econômica do Governo, coordenada pelo superintendente Guilherme Rebouças apresentou os índices durante reunião realizada na Seplag na sexta-feira, dia 10. Para Guilherme, o índice tem melhorado a cada ano, demonstrando a preocupação que as pastas estão tendo com a execução do orçamento.
“Até o ano passado, os gestores não sabiam do índice e não imaginavam que iniciaríamos um monitoramento de como o orçamento de cada pasta era utilizado. Agora, que eles já conhecem, eles estão tendo um maior cuidado na execução das ações e nos relatórios. Isso mostra que o indicador está bem construído e está sendo muito bem recebida por aqueles que fazem o Governo”, comemorou Rebouças.
Atento à importância de gastar bem os recursos do Estado, o coronel Lúcio Vasconcelos, chefe da PM-6, está empenhado para alcançar o primeiro lugar do IQGO em 2015 e se mostra bem otimista. “A nossa intenção é ocupar o primeiro lugar na próxima avaliação, e estamos trabalhando forte e confiantes nisso, frisou o oficial superior.
IQGO
O IQGO é um apontador composto por seis indicadores que avaliam a qualidade na gestão, no planejamento e na execução do orçamento de uma Secretaria ou Órgão num determinado ano. A partir dele, cada Unidade Orçamentária do Estado passa a ter parâmetros para melhorar a administração de seu Orçamento. “Assim podemos otimizar os recursos e as prestações de contas de cada pasta especifica”, explica o superintendente da SPEO, Guilherme Rebouças.
O índice é medido através de três eixos: “Gestão por orçamento”, que avalia a capacidade de usar o orçamento como instrumento de gestão estratégica, sempre priorizando ações finalísticas; “Planejamento Orçamentário”, que é medido através da capacidade de previsão física e financeira das ações, organização das etapas das ações e clareza das prioridades da Secretaria/Órgão e “Execução Orçamentária”, medida por meio da capacidade operacional de realizar o orçamento previsto e produzir os resultados esperados.
Com informações da Seplag
Fotos: Seplag
Última atualização em 20 de abril de 2015 às 12:57:41.