A Polícia Militar do Estado de Sergipe, realizou nessa quinta-feira, 30, o cumprimento de ação de reintegração de posse, em um terreno localizado às margens da rodovia SE-1OO, que liga o município de Barra dos Coqueiros a Pirambu. Ao todo, 400 barracos foram retirados após decisão judicial que considerou irregular a ocupação da área.

Na oportunidade, 65 policiais militares de diversos setores da corporação, acompanharam a saída pacifica de cerca de 1600 pessoas do local. De acordo com o tenente-coronel Ferraz, comandante da ação, para facilitar a saída das famílias e de seus pertences, os policiais da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) interditaram parcialmente o trânsito entre a cabeceira da ponte sobre o Rio Japaratuba e o entroncamento da entrada da cidade de Pirambu.

Segundo o oficial de justiça que conduziu a reintegração, o imóvel foi reintegrado há um ano atrás, porém, retornou a ser ocupado. Informa também, que grande parcela das pessoas que se encontrava no terreno, vem de outros municípios da região, entre eles, Pacatuba, Cristinápolis e Carmópolis.

O cumprimento pacífico da reintegração de posse do terreno, contou ainda com a participação do Grupo de Gerenciamento de Crises (GGCC) da Polícia Militar.  O grupo mantém um diálogo aberto e favorável para as partes envolvidas, demonstrando a forma de agir da PMSE e ressaltando que a postura da instituição é evitar o confronto. A tenente Belisa França, explica que o trabalho da equipe engloba as visitas técnicas que buscam inviabilizar as diversas formas de conflitos que envolvem uma ação de reintegração. “É importante que haja uma abertura de perspectivas em relação aos movimentos sociais, principalmente, aqueles abertos às negociações”, afirma a coordenadora do GGCC. Ainda segundo ela, esta é a quinta reintegração de posse do ano e, em nenhuma delas, foi aplicado o uso da força. Em alguns casos, se quer foi necessária a presença policial, tendo em vista a saída voluntária dos ocupantes.

Última atualização em 31 de março de 2017 às 10:39:19.